31 de maio de 2010

SETE BOLAS CURTAS

BARBARIANS-INGLATERRA

Foi uma tarde de domingo solarenga e gloriosa em Twickenham, em que parecia que os Barbarians tinham decidido que placar era opcional, e os ensaios logo foram fluindo, dando uma apreciável vantagem de 20 pontos, ainda no início do jogo, aos homens da rosa.

Nos primeiros minutos da segunda parte os ingleses aumentaram a vantagem para 32-7, mas os Barbarians reagiram e o resultado final de 35-26 reflete bem que o segundo tempo pertenceu ao famoso clube.


E levanta sérias dúvidas quanto à capacidade da Inglaterra para a digressão que vai realizar no mês que vai começar, com dois jogos com a Austrália, outros dois com os Australian Barbarians e, a fechar, um com os New Zealand Maoris.

JOGADOR DE SEVENS DO ANO

Na mesma tarde em que Samoa conquistou pela primeira vez o título das Séries Mundiais, o seu melhor marcador, Mikaele Pesamino, foi nomeado Jogador de Sevens do Ano pela IRB.
Melhor marcador das Séries deste ano com 56 ensaios, Pesamino disputou a nomeação com os seus companheiros de equipa Lolo Lui e Alafoti Fa’osiliva e com o inglês Bem Gollings.
“O nosso Primeiro Ministro disse-nos que decretaria um feriado nacional se ganhássemos as Séries, e este é o nosso presente para o povo samoano”.

CAMPEÃO DE ITÁLIA

A Benetton Treviso vence o octagésimo Scudetto na história do rugby italiano, o décimo quinto conquistado pelo clube, superando por 16-12 o Viadana na final da Super 10.
Independentemente desta vitória, o Treviso é uma das duas equipas italianas que participarão da Heineken Cup e da Magners League, e o Viadana é um dos clubes que constituem a nova equipa profissional, Aironi Rugby, que também vai participar naquelas competições.

TREINADOR QUE GANHA…

Vern Cotter o treinador neo zelandes do Clermont Auvergne, que conquistou no sábado o título nacional francês, prolongou o seu contrato com o clube até 2012.
Fica por saber o que lhe aconteceria se perdesse a 11ª final já disputada pela sua entidade patronal.
Entretanto não se sabe ainda se Julien de Souza Bardy, o internacional português do Clermont, um produto das escolas do clube que assinou no ano que passou o primeiro contrato profissional com os azuis-amarelos, continuará ao serviço do novo campeão no próximo ano.

LA ROCHELLE SOBE À TOP 14

Ao vencer o Lyon por 32-26 na final da ProD2, o La Rochelle garantiu a subida à divisão mais importante do rugby francês,oito anos após ter sido despromovido.
O resultado esteve bastante comprometido com a marcação de três ensaios logo de entrada pelo Lyon, mas numa excelente demonstração de ritmo e qualidade de jogo, o La Rochelle conseguiu dar a volta ao resultado e obteve uma justíssima vitória.

A IMPORTÂNCIA DAS SET PIECES

James Stannard, capitão da equipa australiana de sevens afirmou que o resultado da final demonstra bem a importância dasset pieces, e que foi precisamente aí que os samoanos deram cabo da Austrália, em especial nos pontapés de recomeço.
“Estamos muito felizes e orgulhosos, foram duas semanas sensacionais. Tínhamos estabelecido ficar entre os quatro primeiros este ano, mas ficar em terceiro excedeu as expectativas.”

TROFÉU MUNDIAL DE JUNIORES

A Itália venceu o Troféu Mundial de Juniores, ao derrotar o Japão na final, e confirma a sua qualidade e capacidade para integrar o grupo do Campeonato do Mundo, para o próximo ano.
A Rússia ficou com o terceiro lugar numa vitória obtida por “morte súbita” sobre a Roménia, enquanto o Uruguai derrotou o Canadá e ficou com o quinto lugar.
E o Zimbabwe garantiu o sétimo posto, ao derrotar a Papua Nova Guiné naquela que foi a sua única vitória no Troféu.
Veja o quadro dos resultados.

Sem comentários: