18 de dezembro de 2019

PRIMEIRONA AVANÇA PARA A SEGUNDA VOLTA COM TRIO NA LIDERANÇA

Chegou a meio a competição mais nacional a que este ano apenas faltou uma equipa algarvia para cobrir todo o território lusitano, com 10 equipas representando o desporto de 10 concelhos de Portugal - Sete delas levam o nome do seu concelho no título, enquanto o CR São Miguel representa Lisboa, a ER Galiza representa Cascais e a Bairrada representa Anadia.

Ao virar a página da 1ª volta o CR Évora perdeu a liderança que detinha desde a 4ª jornada, embora se mantenha com o mesmo número de pontos do líder São Miguel e do terceiro classificado, o Caldas, separados apenas pelo saldo de pontos marcados/sofridos.


O CR São Miguel depois de vencer o Guimarães por 36-10 com direito a bónus de ataque chegou aos 39 pontos e com um saldo de 250 pontos garantiu a liderança, em desfavor do Évora que foi derrotado pelo Caldas RC por 39-26, que por sua vez, também chegou aos 39 pontos, com saldo de 165 pontos.
No jogo das Caldas não houve pontos de bónus e o Évora com os mesmos 39 pontos na tabela que trazia da semana anterior, assegurou a segunda posição com um saldo de 188 pontos marcados/sofridos.

Desta forma as três equipas que já vinham mostrando a sua disposição de entrar na luta final pelo título avançam para a segunda volta em (quase) igualdade e com 15 pontos de vantagem sobre a ER Galiza, agora quarta classificada, depois de ter ido a Braga derrotar a equipa da cidade por 38-22, sem bónus, deixando o Guimarães para trás pois este foi derrotado pelo São Miguel, como já referimos.

Para a quarta posição nos play-off finais, temos assim quatro equipas na luta, com vantagem para os Jaguares da Galiza, que são perseguidos pelo Guimarães com menos quatro pontos, e pelo Santarém com 17, depois de ter perdido por 28-22 com a Bairrada mas conseguindo o ponto de bónus que lhe dá vantagem sobre o seu adversário do final de semana, que segue com 16 pontos.

Na cauda da tabela o Vila da Moita conseguiu a sua primeira vitória - na semana passada tinha empatado com a Bairrada - e logo sobre o Elvas, com quem seguia empatada a 4 pontos.
Os alentejanos que vinham de uma saborosa vitória sobre a Galiza não resistiram e acabaram por perder no Campo do Gaio por 24-10.
Bairrada e Vila da Moita seguem com 9 pontos e a vantagem é da Bairrada que soma duas vitórias contra uma apenas do Vila da Moita.

Este fim de semana entra-se na 2ª volta, antes dum intervalo de três semanas em função das Festas de Natal e Ano Novo, e é curioso verificarmos os jogos que terão lugar e os resultados que as equipas obtiveram na 1ª volta.

Notem que todos os jogos se disputam no sábado dia 21, e se o Bairrada-Évora começa às 16 horas, todos os outros começam às 15h.
O Vila da Moita-Santarém joga-se na EPC de Santarém, já que houve troca de campo na 1ª jornada, quando o jogo se disputou no Campo do Gaio.

Começamos precisamente por este Vila da Moita-Santarém, em que os cavaleiros venceram fora por 39-10, o que torna a missão dos moitenses bem complicada, com o favoritismo a ficar por inteiro com o Santarém.
Ainda na margem sul do Tejo, o Elvas recebe o Braga, com quem perdeu por 38-19 no Minho, mas desta feita o equilíbrio deve ser maior, com o favoritismo dividido ao meio.
Em Lisboa o São Miguel recebe os vizinhos da ER Galiza, e depois da vitória fora por 26-8, e a sua subida à liderança neste final de semana, os buldogues são favoritos.
Nas Caldas os pelicanos recebem o Guimarães a quem derrotaram na primeira jornada por 40-19, e são claramente favoritos.
Finalmente na Moita da Anadia a Bairrada recebe o Évora com quem perdeu no Alentejo por 31-14, e com a derrota da semana passada, os chaparros não podem deixar de ganhar para se manterem no trio da frente.
(Resultados do Braga-Elvas e do Évora-Bairrada corrigidos)


Sem comentários: