18 de dezembro de 2019

A ATITUDE DE PORTUGAL PERANTE A NOVA CHALLENGE SERIES *

* Pedro Ribeiro
A World Rugby anunciou hoje o lançamento de uma nova competição, a World Rugby Sevens
Challenge Series. Este projeto já vinha a ser estudado há algum tempo e foi agora divulgado.
Trata-se de um circuito mundial de Sevens de 2ª linha, complementar das World Sevens Series,
destinado aos países que não têm lugar na competição principal.

Esta competição arrancará em 2020 com a participação de 16 países, tendo sido anunciado desde já os dois primeiros torneios a realizar em Vina del Mar, no Chile e em Montevideu, no Uruguai, nos dias 15 e 16 e 22 e 23 de Fevereiro respetivamente.
Portugal está incluído nos participantes nesta edição.
Destes dois torneios sairão aqueles que, em Hong Kong, irão disputar um lugar de acesso às World Sevens Series.

Tendo Portugal um historial de presença durante vários anos nas World Sevens Series é fundamental que a nossa participação no Chile e no Uruguai seja de molde a podermos retomar essa posição. 

É essencial que todo o rugby português entenda o que está em jogo nesta participação e que todos os clubes, sem qualquer exceção, colaborem com a FPR e com a equipa técnica nacional para que a equipa que nos vai representar seja constituída pelo melhor que possamos apresentar.

Para que isso possa acontecer há que escolher criteriosamente os jogadores e prepará-los para
as exigências dessa competição.
Uma dificuldade acrescida será a quase sobreposição com os compromissos internacionais da seleção de XV. Com pensamento estratégico será possível ultrapassar esta dificuldade.

Estando desde já apontado para que estas Challenge Series venham a ser constituídas por um conjunto mais alargado de torneios importa trabalhar para que um desses torneios seja atribuído a Portugal.
A muito positiva experiência anterior com a organização de torneios internacionais quer de XV quer de Sevens deverá ser um fator positivo para as decisões a tomar pela World Rugby. Unamos mais uma vez esforços e influências para que isso venha ser possível.

Pedro Sousa Ribeiro
17 Dezembro 2019

Sem comentários: