2 de outubro de 2017

ACADÉMICA DESTACA-SE EM PRIMEIRA JORNADA (IN)COMPLETA

Embora sem ponto de bónus, os pretos que terminaram o campeonato de 2016-17 sem conseguirem entrar nos play-offfs, derrotaram os engenheiros, últimos integrantes daquela fase final e assumem uma excelente posição para o apuramento para o Grupo A da Fase Final desta competição.

A propósito desta competição - que até agora não justificou a alteração ao seu nome - não é de mais realçar a completa inutilidade do alargamento da anterior Divisão de Honra, estando já aprovado o regulamento do ano que vem, que verá o (agora) denominado CN1 reduzido para oito integrantes.

Não havia necessidade a não ser aquela que decorre da vontade de fazer alterações apenas com esse fim - alterar, mesmo que nada de bom ou interessante advenha dessas alterações, apenas para fins de marcação de território.

O mesmo comentário se aplica à alteração da denominação da prova, que pretendendo assegurar a inclusão futura do nome de um patrocinador provocou mais uma inútil alteração que não tendo nenhuma utilidade, se limita a lançar a confusão.
Podiam muito bem ter mantido as designações anteriores, introduzindo apenas a possibilidade de alteração das mesmas em decorrência de eventuais contratos de patrocínio.

No outro desafio do Grupo A o Universitário de Lisboa foi vencer a Évora sem dificuldade por 7-87, enquanto no Grupo B Agronomia bateu o Benfica por 0-92, nos dois encontros que puseram os novos integrantes da antiga Divisão de Honra, ou Primeiro Escalão Competitivo, ou Campeonato Nacional 1 (CN1) frente aos vencedores da competições nacionais da época transacta - Divisão de Honra e Taça de Portugal respectivamente.

A jornada concluiu-se na Lousã, onde o Direito foi vencer por 38-21, e embora tenha conseguido o ponto de bónus ofensivo, passou por grandes dificuldades, encarando ao intervalo um resultado favorável aos donos da casa por 16-12.

A segunda jornada da competição está marcada para o fim de semana 14 e 15 de Outubro, mas no próximo final de semana terá lugar o jogo em atraso da primeira jornada - Montemor Cascais, em Montemor no sábado às 15h - e ainda um jogo antecipado da segunda jornada - CDUL-Académica, no domingo, no Estádio Universitário de Lisboa, às 15 horas.

Foto: Miguel  Matos


2 comentários:

scobido disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Manuel Cabral disse...

Lamentável falha que já está resolvida!
As minhas desculpas ao fotógrafo!