13 de setembro de 2017

JOGO QUE NÃO ACABA ATRAIÇOA LOBITOS E OUTRAS BOLAS CURTAS

Numa final que terminou antes de acabar, os Sub-20 de Portugal não puderam mostrar tudo aquilo que são capazes de fazer a acabam vendo o título marchar para o Japão, afinal um destino bem mais interessante para quem dirige a modalidade que a pequena Lisboa onde não passam os grandes eventos do rugby mundial.
Apesar da derrota semi-administrativa, os Lobitos mostraram que podiam dar a volta ao resultado e discutir a vitória até aos últimos segundos do jogo, debaixo de condições climatéricas claramente inapropriadas para a realização do encontro, num campo massacrado e inadequado à prática do rugby.


Fica na retina de quem assistiu aos jogos da nossa equipa de sub-20, a qualidade geral dos nossos jogadores e a adequada gestão dos recursos disponíveis levada a cabo pela equipa comandada por Lois Pissarra, a quem deixamos a nossa admiração.
De registar ainda a reação da FPR ao sucedido, aguardando-se que a World Rugby reconheça as nossas razões e encontre forma de ressarcir a equipa e o país pela forma danosa como a situação foi conduzida.

Dado que a FPR soube desta feita apresentar uma reclamação adequada, seria interessante sabermos o que fez a gestora dos destinos do rugby nacional, quanto à alteração do sistema de promoção/despromoção utilizado no Europeu das Nações, que nunca antes tinha visto a realização de um play-off entre o último da Divisão 1A e o primeiro da Divisão 1B (hoje designadas por Rugby Europe Championship e Rugby Europe Trophy), que veio a acontecer logo na única ocasião desde 2002 em que Portugal foi rebaixado...
Até este ano em que Portugal participou no segundo nível do Europeu, sempre o vencedor deste mesmo segundo nível era promovido automaticamente ao primeiro nível da competição.

Deixemos as coisa tristes e falemos da nossa seleção de sub-18, que teve um excelente comportamento no Europeu de Sevens da categoria, perdendo dois dos seis jogos realizados frente ao País de Gales (12-19) e à França (10-31) e terminou numa excelente quinta posição ao bater os nuestros hermanos na final da Plate por 24-19.
Nas restantes partidas Portugal bateu Israel por 43-5 e a Rússia por 15-0 (na fase de grupos) e ainda a Geórgia por 29-24 na meia final da Plate, dando uma excelente imagem do seu potencial.
Parabéns a todos os jogadores e à equipa técnica chefiada por Rui Carvoeira

Um especial cumprimento ao Paulo Duarte que teve mais uma excelente presença no Europeu de Sevens sub-18, culminada com a direção da final entre a Irlanda e a França, que os irlandeses venceram por 21-19, conquistando o título pela segunda vez consecutiva.
Paulo Duarte continua a sua caminhada de sucesso e é claramente neste momento um dos melhores árbitros da Europa, vendo a sua competência reconhecida pela World Rugby e pela sua participação no Circuito Mundial de Sevens pelo segundo ano consecutivo.

Uma Bola Curta final para a seleção nacional feminina de sevens sub-18 que participa no europeu da categoria no próximo final de semana defrontando na fase de grupos as equipas do Canadá, Espanha e Holanda.
A prova disputa-se nos dias 16 e 17 de Setembro em Vichy, França e a equipa portuguesa dirigida por João Catulo apresenta um conjunto muito jovem em que apenas duas atletas já experimentaram a honra de vestir a camisa das quinas - Mariana Marques e Jéssica Silva, ambas da Agrária.
Ainda da Agrária compõem a seleção as atletas Rafaela Henriques, Mélissa Lopes e Bárbara Valente, que se juntam a Anabela Duarte, Ana Mendes e Bruna Andreso (ER Lifeshaker), Joana Silvestre e Constança Serra (Sporting), Marta Antunes (Tondela) e Ana Ferreira (Bairrada).

Sem comentários: