3 de julho de 2014

A TRISTE SITUAÇÃO A QUE CHEGÁMOS

Para quem gosta de rugby e tem a infelicidade de se dedicar ao Jogo em Portugal, a sucessão de asneiras e irregularidades da gestão de Amado da Silva provocam um efeito de desânimo e vergonha que nunca antes tinha sido sentido pelos adeptos do rugby nacional.

Já não se trata de revolta por ver as nossas representações nacionais perderem qualidade consistentemente, nem de estupefacção perante as inúmeras brincadeiras com que temos sido brindados ao longo dos últimos quatro anos, quer no que respeita à organização das competições nacionais, quer ao longo romance do paga/não paga aos árbitros, quer à participação em competições internacionais inadequadas, quer ao atropelo dos regulamentos, e por aí fora.
Trata-se apenas de uma coisa - vergonha!

Vergonha essa que não é conhecida por quem gere futebolisticamente o nosso rugby - ou seja, quem o gere com os pés - e que continua alegremente a fazer disparates, experiências, inovações, retrocessos, como um garoto na rua brincando de índios e cowboys...

Vergonha porque durante décadas nos orgulhámos de pertencer a um grupo de gente diferente, que resolvia os seus desentendimentos e problemas com nobreza, com carácter, com frontalidade, no respeito pelas regras que aceitávamos livremente, e nos últimos anos temos sido sistematicamente confrontados com irregularidades, experimentalismos, inconsequências e tolices.

Vergonha porque hoje somos - os gajos do rugby - motivo de chacota, de comentários depreciativos, de desclassificação...

Como é do conhecimento geral - ou pelo menos de quem acompanha os nossos escritos - temos estado de férias e de férias vamos continuar, mas resolvemos hoje fazer uma pequena pausa para chamar a atenção para três factos.

Começamos pela participação da nossa selecção de sevens na segunda etapa do Grand Prix da FIRA, e do excelente segundo lugar obtido, com vitórias sobre o País de Gales e a Escócia no segundo dia da prova, depois de um primeiro dia menos feliz, mas em que os deuses se reuniram e resolveram dar uma oportunidade aos Linces, que foi devidamente aproveitada.
Parabéns pelo feito, e apenas lamentamos que os diversos pedidos de entrevista feitos directamente à equipa tenham sido desprezados quer pelo capitão de equipa, quer pelo seu treinador.
Pedro Leal e Pedro Netto deveriam ter mais consideração pelo único orgão de comunicação que sistematicamente tem procurado divulgar a equipa, os seus jogadores e a sua actividade.

Passamos agora ao calendário provisório de competições para a época 2014-2015 e fazemos apenas dois comentários.
Primeiro estranhamos que depois de duas épocas em que as competições avançaram pelo mês de Setembro se tenha voltado atrás - que no caso significa andar em frente - com o regresso do campeonato nacional da Divisão de Honra apenas em Outubro, e, mais uma vez, com o esquecimento de que desde há mais de 50 anos que o dia 5 de Outubro é o dia do rugby em Portugal, disputando-se a Super Taça no último final de semana de Setembro e no dia do rugby disputando-se uma jornada normal do campeonato.

Pode parecer insignificante, mas são estes pequenos esquecimentos que vão fazendo perder a identidade do rugby nacional - tarefa em que a direcção de Amado da Silva está definitivamente empenhada.

Depois não podemos deixar de notar que entre Amlin Cup, Campeonato da Europa, jogos teste e Nations Cup, a nossa querida Federação considera a possibilidade que sejam realizados apenas 19 (dezanove) jogos considerados na secção Selecção Senior XV.

Depois do fiasco completo da época que passou, em que o excesso de jogos internacionais foi motivo de múltiplos problemas, reforça-se a dose e pimba! toma lá 19 (dezanove) fins de semana dedicados à selecção nacional de XV - só contaram pra você!!!

Esperamos que no meio desta treta toda alguém tenha bom senso, por forma a evitar que vestir a camisola das quinas deixe de ser um orgulho e passe a ser ou um sacrifício ou uma banalidade...

Finalmente - que se faz tarde para regressar às férias que estamos a cumprir - vamos referir a fantochada da escolha da décima equipa a participar na Divisão e Honra, com o afastamento do Montemor - após a desistência de participação pelo Caldas - em claro desrespeito pelos regulamentos em vigor, conforme se encontram publicados no site federativo.
Claro que existe sempre a possibilidade de Amado da Silva ter outros regulamentos de que apenas ele tem conhecimento e que justifiquem a substituição dos mouflões pelos leões...

Mas se esses regulamentos secretos existem, uma coisa é certa - não existe pinga de bom senso nas decisões recentes da FPR nesta matéria!

O Montemor já reclamou da decisão federativa, a época ainda não começou e mais uma vez a total insanidade já tomou conta das decisões da Julieta Ferrão - coitada da senhora deve estar pelos cabelos, reproduzindo imagens de Rafael Bordalo Pinheiro, de cujo museu foi diretora.... - mas como a história do escorpião, também Amado da Silva não é capaz de deixar os seus instintos auto-destrutivos em paz...

Na verdade, e de acordo com o próprio RC Montemor, o clube declarou à FPR em tempo oportuno estar interessado em disputar novamente a Divisão de Honra, aliás de acordo com a regulamentação - conhecida - em vigor (claro que a desconhecida não vale de nada) que prevê que no caso de desistência do campeão da 1ª divisão em ascender à DH, a segunda prioridade é da equipa despromovida, mas a FPR decidiu ir perguntando a todos, menos àquele que detém o direito regulamentar, eh pá, vocês não querem jogar na divisão de honra??

Claramente esta história vai ter repercussões e mais uma vez se demonstra a total inépcia e incapacidade da actual gestão federativa em dirigir o rugby nacional.

Sabemos que existem outros problemas, mas para já chega.
Nós vamos voltar para as nossas férias de rugby, evitando dizer que gostamos da modalidade e estamos envolvidos nela, para evitar passarmos vergonhas...
Quem sabe Amado da Silva não resolve deixar o cadeirão, naquela que seria a melhor coisa que poderia fazer pelo rugby português que se tem entretido a destruir...

Mas claro que a culpa do que se passa não é apenas dele - os clubes nacionais, uns mais, outros menos, partilham dessa responsabilidade, já que se alheiam dos problemas como se nada fosse com eles...
Acautelem-se, porque quando derem por ela, não vai haver rugby para ninguém!

Tenham um verão repleto de praia, sol e mar, e, se tiverem tempo, façam o favor de ser felizes...

33 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, vivemos mesmo no país do "faço o que quero e o que me apetece"......

Anónimo disse...

Grande trabalho mão de mestre.
Ao contrario desta federação e do seu vaidoso presidente.

Anónimo disse...

toda a razão em tudo , tudo menos na questão das entrevistas, o problema é que eles são pagos pela FPR e a FPR não autoriza que falem para o mão de mestre , acreditem que é verdade.
Tenho que fazer um upgrade ao meu pc e que nos regulamentos que aparecem no site da fpr é bwm claro que em caso de desistencia da equipa que sobe primeiro deve se convidar a equipa q desce

Anónimo disse...

Acho que devia ser posta uma providência cautelar à actuar Direcção da FPR. Com o objectivo de não se aproximarem mais do Rugby nacional. E não sei o que é pior, se não haver qualquer federação ou haver esta!

Anónimo disse...

Esta trapalhada do Montemor não dá para acreditar. Os regulamentos são claros e neste caso até o que foi publicado em Julho de 2013 e o de Janeiro de 2014 coincidem: É o Montemor a equipa que deve permanecer na DH.
É uma vergonha como se atropelam as leis, se cozinham compadrios ou se aplicam vinganças pessoais.
Para além do que fala o artigo não devemos esquecer que o Técnico também foi durante esta época um dos alvos preferidos da FPR, lembro:
- a trapalhada da equipa B que só iniciou as competições em 2014
- o afastamento da taça de Portugal onde se cozinharam razões que a razão desconhece e se atropelaram os regulamentos em vigor e comunitários.
- A interdição do campo das Olaias, 2 dias antes do jogo dos quartos de final com a Académica, onde atabalhoadamente se ultrapassaram todos as regras processuais de maneira a se poder aplicar a tempo, mais uma vingançazinha personalizada.

ass. Jorge Rosa

Anónimo disse...

Até já há Sorteio feito !

Isto agora com transmissão da Honra na Sporting TV é que vai ser !!!

TANTA COINCIDENCIA BOA !!!

LOL

Anónimo disse...

Como é, possível, já o Sporting está a publicitar o seu calendário! Isto é nunca visto! Boicote hás competições já!

Anónimo disse...

Neste caso, os regulamentos são omissos.

Os regulamentos apenas prevêem o que deve suceder quando uma equipa, DEPOIS DE INCRITA NO CAMPEONATO, deistir.

O Caldas nunca se inscreveu na DH, inscreveu-se logo na I Divisão.

Assim, seria necessário encontrarar uma solução para uma situação não prevista nos regulamentos.

Com tal, deveria ter imperado o bom senso. Infelizmente, foi o contrário que sucedeu-

Espero que o protesto do Montemor seja aceite.

Por outro lado, atenção ao que os regulamentos em vigor dizem sobre a necessidade de os clubes da DH terem pelo menos, ou sub16s ou sub18s, e - além disso - terem que ter uma equipa do sub-escalão sénior (o que quer que isso seja).

Anónimo disse...

Podem os Clubes exigir que se faça cumprir o regulamento, por escrito e com conhecimento de todos, até agora ainda não vi nada.
Seria bom para todos começar a impugnar tudo o que é contra o regulamento, só assim a Direção da FPR, passará a pensar duas vezes antes de fazer asneira, a reação que li do Montemor foi de resignação, penso que deveriam ter dito que não aceitam a promoção do Sporting (atenção, nada tenho contra SCP) e exigir que se façam cumprir os regulamentos, bem como não podemos aceitar que se alterem regulamentos por dá cá aquela palha e conforme dá jeito. Existem delegados dos Clubes para isso mesmo, há que começar a dar murros na mesa.

Anónimo disse...

De acordo com o regulamento, os clubes associados da Federação devem inscrever as suas equipas até dia 30 de Junho.

Pelo menos em tese, esta inscrição serve apenas para habilitar as suas equipas a participar nas provas organizadas pela FPR na época vindoura dado que, por um lado, cada equipa está em princípio qualificada de acordo com a classificação da época terminada e, por outro (e isto pode parecer um contra-senso, mas para o caso é relevante), a classificação pode não se encontrar ainda homologada.

Ou seja, em resumo, não se inscreve especificamente a "equipa X na divisão K".

Como todos os clubes, deduzo, o Caldas deverá ter inscrito a sua equipa sénior dentro do prazo acima. A EVENTUALIDADE de, antes de o fazer, ter comunicado que desistia de participar no Campeonato da Honra é, para dizê-lo de alguma forma, uma "gentileza" (porque esclarece desde logo a sua posição e dessa forma permite ganho de tempo à entidade organizadora e ao(s) clube(s) que possam ser afectados pela decisão, etc.) já que nada os deveria obrigar a fazê-lo neste timing.

No entanto, mesmo que o Caldas tenha procedido dessa forma - e, segundo parece, não é certo que o tenha feito - , quer-me parecer que só por insondáveis desígnios se pode entender que a situação em causa está fora do espírito da lei presente no Artº 28, Alínea 7.

Ou seja, quanto muito, a ter sucedido tal coisa, parece-me que se estaria na presença de uma "tecnicalidade".
E entre isso e o espírito da lei, o resultado deveria ser óbvio.

Anónimo disse...

Concordo a 200% com o Mao de Mestre e mau de mais o que passa no RUGBY Nacional e a culpa não morre solteira, quem não se opõe ao que não esta correcto no meu ver valida este género de procedimentos em que nada têm a ver com os valores do RUGBY,em que anda por ai muita gente esquecida ou nunca souberam quais eram ai nesse ponto reina a ignorância falam falam e falam mais um pouco mas o tramado e praticar.Estive ausente da modalidade durante uns anos e a conclusão que cheguei este não e o RUGBY QUE EU CONHEÇO E QUE ME IDENTIFICO.Com estes testemunhos e praticas eu não sei a onde isto vai parar mas tenho a certeza em nada edifica este desporto.
Opinião falar menos e fazer mais e cuidado quem cospe para o ar pode-lhe cair em cima.
Em relação tema ate um BURRO sabe o que é correcto e lógico.
Saudações Ovais

Anónimo disse...

Tem de começar a chover e-mails a impugnar esta decisão ou a retirar inscrições !

Quem manda são os clubes ! mostrem o vosso desagrado !

Anónimo disse...

Não existe um regulamento que só podem participar na DH quem tenha equipas de Sub 26 e sub 18, alguém me pode informar se o SCP tem?

Anónimo disse...

Não tenho qualquer duvida que quem fica é o Montemor. Há uma Regulamento Geral de Competições. Depois há regulamentos especificos para cada competição. Tal como na Constituição da Républica Portuguesa,as leis não podem ir contra o que lá está consignado. Por isso há o Tribunal Constitucional que como temos visto, chumba muitas leis que não estão de acordo com a Constituição.
Ora, se o R.G.C. no artigo 28 diz claramente que quem vai disputar a DH é o Montemor, nunca o Regulamento da DH se pode sobrepor a esse. Por isso, com muita pena minha, o Sporting não tem a mínima possibilidade de subir à D.H.

Anónimo disse...

FPR chuta para canto e tudo em àguas de bacalhau até o cheque para o sporting avançar chegar ao conselho de disciplina !

Anónimo disse...

Espera lá!!! O 6º classificado da 1ª Divisão é que vai subir à divisão de Honra??? Só contaram para você!!! Se isto não é gozar com o pessoal todo, não sei mesmo o que seja gozar. Tudo isto é duma imbecilidade confrangedora.
Se depois de levarem meia duzia de centena de pontos e servir de galhofa a todo o mundo, desistir, quais são as consequências para a Direcção da Federação? Nenhumas. Tudo na mesma. Talvez desta vez a coisa não fique assim e haja mesm o um levantamento geral.

Anónimo disse...

"Artigo 28.º
(...)
7. Quando uma equipa, depois de inscrita e antes do sorteio, desistir de
participar na Competição para a que estava qualificada, optando pela
Divisão inferior ou cessando a actividade, a ocupação do seu lugar será
efectuada de acordo com o seguinte critério:
a) A equipa anteriormente despromovida;
b) Caso haja mais desistências: pela equipa melhor qualificado na divisão
inferior."

Vi alguém escrever que a equipa anterior despromovida seria o Benfica, meus senhores, anteriormente despromovida é relativo há época que passou, esta situação já é da época seguinte, portanto este artigo aplica-se em 2014/2015, a equipa anteriormente despromovida foi o montemor em 2013/2014.

Quanto há dúvida que a FPR tem porque o caldas não se inscreveu é das maiores falácias já inventadas, onde está o problema ? não se inscreve desiste, estão a intrepretar desistência como tendo iniciado e depois ter ido embora porque ? dá jeito o vazio legal ?

Desculpe-me Manuel Cabral, mas ou são muito BURROS ou são simplesmente DOLOSAMENTE CULPADOS de estarem a querer preferir uma equipa sobre a outra, ISTO É PURA E SIMPLESMENTE CORRUPÇÃO!

Sejam homenzinhos e mandem um comunicado como deve ser a dizer que dá jeito o Sporting subir por causa da promessa da transmisão de jogos na Sporting TV, e a GROUNDLINK está fora das quatro linhas à espera que a confussão baixe para aparecer depois a época toda nas transmissões. ASSIM NÃO SE PAGA MAIS HÁ SPORT TV !

Se não for isto tudo verdade então que venham desmentir e voltem atrás com esta bandalheira porque ESTA SITUAÇÂO JÁ ACONTECEU, e nunca houve palhaçadas destas.

ESCONDEM DESFALQUES E QUEREM FAZER DE BURROS TODOS OS OUTROS, a vossa sorte FPR é que o rugby não está na comunicação social, porque se isto fosse futebol já estavam todos na rua.

Anónimo disse...

O Sporting vai fazer parte do anedotário nacional. O CRAV já colocou de lado a ideia dos argentinos. O problema da descida já não se coloca.

Anónimo disse...

Vejo estas análises muito focadas no facto de ser o Sporting a subir, a questão não é essa. Com a desistência do Caldas, ou ficava o RCM ou a FPR tinha que perguntar aos clubes da 1a divisão por ordem decrescente da classificação. Ser o Lousã, o Setúbal, o Benfica ou o Sporting a aceitar o convite da FPR, seria a mesmíssima coisa. Estarmo-nos a fixar no clube que sobe procurando teorias da conspiração é fugir à questão. Aliás o RCM diz no seu comunicado que teria feito o mesmo que o Sporting. O importante aqui é saber se a FPR tem alguma base para justificar a interpretação que fez do regulamento, e qual o RGC em vigor. A FPR tem um comunicado sobre o sorteio e o recurso do RCM no seu site que, para variar, não adianta nada. Esta situação é, a meu ver, grave, mas não devemos cair em análises futebolísticas, até do presidente do Sporting já se falou, seria o mesmo que responsabilizar o presidente do Benfica quando este clube foi um dos únicos três que apoiaram Cabé na penúltima AG da FPR. Estas equipas de RUGBY dos clubes só têm o nome. Vamos continuar focados no que é importante de forma a pressionar a FPR a entrar na legalidade.

Anónimo disse...

Montemor à Divisão de Honra !!

a) existe o artigo 28, parágrafo 7 alinea a)

b) se querem entrar pela situação do inscrito ou não inscrito, então o Sporting não tem nem sub16, nem sub18 !

c) corre-se o risco de, por esta teimosia e compadrios da FPR, ainda se chegar ao ponto de convidar a Agrária para a DH, ela que desceu à II Divisão

Anónimo disse...

Como é que o SCP pode jogar na DH se para tal é necessário ter 2 escalões de Sub 16/18 ou 23 .
Ou vamos ter outro regulamento que ninguém sabe?

Anónimo disse...


O Presidente da FPR continua nas suas manobras, ao melhor estilo MRPP, com a táctica dos comunicados ede guerrilha!

Primeiro fazem a asneira, violam os regulamentos. Depois vem dizer que, não não foi ele, foi o parecer do assessor jurídico da FPR...

Sejamos claros Sr Silva, haja ou não haja parecer, quem decide é a Direção da FPR (e não o Sr Silva), baseada ou não em qualquer parecer. A decisão não pode ser assacada ao assessor, é sua, só sua Sr Silva!

Depois, perante a confusão lançada, vem tentar desculpar-se que até há um recurso do Montemor e que o Conselho de Justiça decidirá quem fica ou não na Div Honra. E que acatará (já agora era bom que não acatasse) a decisão deste órgão.

Isto é querer fazer das pessoas parvos. Como diria o Scolari: e o burro sou eu?

Sabe que mais Sr Silva: para bem do rugby português, arrume as malas e vá para casa.

Anónimo disse...

Se o problema é o da inscrição de sub-16 e Sub-18 ou Sub-23 resolve-se a situação facilmente. Inscrevem-se essas equipas e depois, como o campeonato da DH começa em Setembro, quando chegar a vez dos Sub-16 e Sub-18, oops não temos jogadores. Agora agarrem-nos se puderem.... Sabem que mais, senhores federativos. Deixem-se de palhaçadas. Sejam inteligentes e sobretudo HONESTOS. Tudo o que estão a fazer demonstra uma desonestidade de princípios clamorosa. É arrepiante. Estamos a ficar com medo que destruam os mais elementares princípios de legalidade. Pode-nos um dia calhar a nós e nesse caso não sabemos se resistiremos a tanta desonestidade. Força Montemor. A razão está convosco

Anónimo disse...

O rugby só se desenvolve harmoniosamente em todo o território quando tivermos 3 regiões fortes. Colocar clubes como o Loulé a competir em todos os jogos com equipas a mais de 250 kms, é estar a apostar na concentração em Lisboa do rugby. Quanto a José Ma ria Marques eu pergunto porque é obrigatória a inscrição dos clubes nas respectivas competições? Se estão apuradas para uma determinada competição, porquê a obrigatoriedade de inscrição? Logo isso quer dizer que não será obrigatória a participação. Se não se inscrevem é porque não querem competir nessa competição. Julgo que foi o que o Caldas fez. Se está mal ou bem, então alterem o RGC. Um clube, mesmo profissional pode ter de desistir duma competição. Já aconteceu com dezenas de clubes de futebol em Portugal (Profissionais). Percebe. Para isso há penalizações, que no caso do rugby não estão regulamentadas. No futebol eles para voltar a competir têm de recomeçar pela competição mais baixa desse escalão. Obrigar, por obrigar, é ridículo. Quanto ao Miguel Teixeira só dizer que o que está em causa não é saber quem merece ou não merece. É interpretar o RGC e nada mais. Ainda por cima ele está tão bem explícito no Artigo 28.

Anónimo disse...

Ao tempo que o MdM defende a criação de zonas para disputa de campeonatos. A poupança de meios era enorme e permitia apurar is melhores para disputar as fases finais.
Antigamente havia os torneios de abertura que permitiam preparar as equipas, mas até isso acabou.

Anónimo disse...

A Julieta,vai passar para o Estádio Nacional. Mais uma tontice!!

Anónimo disse...

A situação a que chegámos é tanto da responsabilidade do pres. da FPR, como dos clubes.

O secretismo (absoluto silêncio em todos os media) sobre a AG que aprovou as MESMAS contas que pouco antes tinham sido reprovadas (e essa reprovação foi amplamente noticiada) é sinistro.

O pres. da FPR merece inúmeras críticas. Acho que já ninguém isento duvida disso.

Mas por que é que o Direito (antigo inimigo fidagal de A. da Silva) votou a favor dqas contas logo na primeira AG?

E por que é que clubes que na primeira AG tinham votado contra, na 2ª AG votaram a favor as mesmíssimas contas?

Rabos de palha?

Os problemas do râguebi português ("inbreding", entre outros) vêem de longe e só com uma grande renovação ao nível do dirigismo se resolverão.

Infelizmente, não tenho grandes esperanças nessa renovação.

O "inbreeding", a formatação, o fechar as portas a verdadeiras alternativas, continua a actuar e em grande força.

No entanto, actredito que mais tarde ou mais cedo (se calhar, mais tarde) o melhor desporto que existe será de todos os portugueses.

Pedro Saragoça Martins

Anónimo disse...

Sim

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Sim

9 de Julho de 2014 às 15:10

Meu caro amigo,

Porque é que não assina?!

Tem "medo" deles?

Não tenha.

Aos magotes, como putos, atacam animadamente.

Um a um, são falhos de argumentos, fogem com o rabo entre as pernas a verdadeiros factos e argumentos.

Isso já ficou provado, em anteriores discussões.

Nunca se esqueça que eles são intrinsecamente cobardes, escudados em amiguismos e convenções sociais.

Tem que haver mais gente honesta e séria a assinar o que pensa!

Pedro Saragoça Martins

Anónimo disse...

Algu sabe qual a data limite para o conselho de disciplina decidir se aceita o recurso do montemor ou se avança o Sporting?

Anónimo disse...

Como já é mais que sabido nada de bom se pode esperar da actual direcção da Federação. Mais uma vez, manipulam-se os regulamentos, ignora-se a realidade desportiva e os apelos dos clubes.
Assim, a Federação no seu habitual registo incompetente acaba de comunicar que tudo se irá manter nos escalões de sub16 e sub18.

rugby moçambique disse...

é uma vergonha o que está a acontecer com esta "novela" da subida de divisão. Se os regulamentos dizem que se o campeão da primeira não quiser subir, a equipa que deve ficar é a que desce, mas não, a nossa federação que tem sido vergonhosamente gerida, esta novamente a levar o scp ao colo, não tenho nada contra a instituição, mas as jogadas de bastidores que a direcção deste clube e a federação tem feito já vem desde a participação na segunda divisão, não nos podemos esquecer que o nosso antigo seleccionador faz parte desta direcção leonina, e continua a ter muito peso na federação.

Para bem da modalidade, e da credibilidade da mesma, pois todos os que jogamos, e os que acompanham, sabem que é um desporto de gente honesta, que nada tem a ver com esta palhaçada que se esta a passar.

Por ultimo só quero deixar aqui o meu apoio ao Montemor pois se as regras dizem que são eles que devem ficar, que fiquem, se as regras dissessem que era o sporting que ficasse o sporting.

Anónimo disse...

Palhaçadas... será que o B de C vai escrever uns comunicados qdo os Scp apanhar umas cabazadas? Ou vão tentar "pescar" jogadores" com o a ajuda dos que "fizeram" a equipa... ahhh e depois é tratar das raízes, ou seja da formação... não sei se se safam!