22 de julho de 2014

COPA DAS CONFEDERAÇÕES AJUDARIA À EXPANSÃO DO RUGBY*

* Paul Tait
O Rugby é um desporto único que reúne habilidades diversificadas distribuídas de uma forma significativamente equilibrada em termos globais. 
Os países que conseguiram classificar-se para os mundiais aumentou de 16 para 20 participantes em 1999 com origem em cada uma das seis regiões identificadas pela IRB.
Identificar o melhor por região, para criar uma Copa das Confederações é, portanto, uma
possibilidade.
O torneio poderia servir para ajudar a mostrar o desporto e permitir ao próximo anfitrião organizar um Campeonato do Mundo melhor.


Com a Austrália recebendo os Lions britânicos e irlandeses na janela internacional de 2013 e a Nova Zelândia enfrentando a França, a África do Sul ficou sem um membro do Tier One para enfrentar em Junho.

A África do Sul tomou uma atitude interessante ao reverter uma situação complicada em seu favor. Em vez de receber só a Itália, os Springboks enfrentaram Itália, Samoa e Escócia em um torneio internacional em que todos os quatro países jogaram entre si, na África do Sul.
Organizado como double-headers os jogos foram um sucesso e a possibilidade de uma repetição é real para 2017, com o Lions britânicos e irlandeses jogando na Nova Zelândia.

O torneio foi, com efeito, uma mini Copa das Confederações porque os integrantes foram de três continentes.
Os jogos foram disputados exclusivamente nos fins de semana e se começar um pouco mais cedo e terminar uma semana mais tarde, o modelo de torneio poderia ser aplicado numa escala maior.

Duas opções que vale a pena considerar oferecem a possibilidade de organizar uma competição de seis ou de oito equipas, tornando-se assim uma verdadeira Copa das Confederações. 

Num formato com seis integrantes os vencedores de qualificação regional seriam os participantes embora com oito pudessem ser aquelas seis seleções além do último vencedor do Mundial e o país anfitrião do torneio.

A instituição global de futebol, a FIFA tem um evento de oito equipas divididas em dois grupos de quatro.
Na edição mais recente que aconteceu, em 2013 o país anfitrião, Brasil, foi acompanhado pela campeão do mundial de 2010, Espanha e os vencedores de todos das seis competições regionais, exceto a campeão da UEFA.
Como a Espanha venceu a Copa do Mundo de 2010 e a UEFA de 2012, o segundo colocado da UEFA, Itália classificou-se como representante da Europa.
As participantes de outras regiões foram Japão, México, Nigéria, Taiti e Uruguai.
Em comparação às atuações na Copa do Mundo de 2014 os resultados alcançados foram extraordinários.
A Espanha, Itália e Japão foram eliminados na primeira fase, enquanto México, Nigéria e  Uruguai saíram nos Oitavos de Final.
Assim, o Brasil foi o único país nos quartos de final da Copa das Confederações também envolvido nos quartos de Final da Copa do Mundo FIFA 2014.
Tahiti não competiu e Oceania não recebe uma vaga no mundial e é por isso que Austrália joga na Ásia.

Em termos regionais um projecto poderia ser desenvolvido para sugerir que uma Copa das Confederações de Rugby seria mais competitiva do que a variedade de futebol.
Na historia de 84 anos da Copa do Mundo de futebol todos os vencedores foram países europeus ou sul-americanos.
A Copa do Mundo do rugby, por outro lado teve vencedores de África, Europa e Oceania em seus primeiros 24 anos.

As seis entidades reginais de rugby, como reconhecidas pela IRB, poderiam, portanto, ter seus campeões classificados para uma Copa das Confederações de rugby que poderia ser organizado durante a janela internacional de junho ou novembro no ano antes da Copa do Mundo de Rugby. Também como é o caso do futebol, os seis vencedores regionais poderiam ser parte de um torneio de oito integrantes.

Muito trabalho por parte da IRB teria que ser realizado para permitir um processo de classificação para todos os participantes disputarem os lugares no torneio.
Isto seria verdade mesmo nos casos de África do Sul e Argentina, países que não tem desafios genuínos de membros das suas regiões.
O método utilizado no Campeonato Sul-americano 2014 seria uma solução adequada para a África. Assim os dois melhores da African Cup avançariam para jogar uma versão africana da Copa do CONSUR.

Isso também permitiria que jogos como os All Blacks em Samoa fossem valorizados.
Na verdade, a criação de uma Copa Oceania daria sentido a jogos dessa natureza e permitiria que o vencedor da fase sul da Pacific Nations Cup enfrentasse a Austrália e a Nova Zelândia, numa espécie de um Tri Nações com o vencedor avançando para a Copa das Confederações.

O mesmo se aplicaria na América do Norte e Caraíbas, com o Canadá e os Estados Unidos enfrentando o vencedor duma Copa NACRA, enquanto na Ásia o actual Cinco Nações não precisaria de nenhuma alteração.

Da mesma forma, na Europa, o vencedor da Copa das Nações da Europa (ENC) deveria disputar a vaga europeia e poderia enfrentar os dois melhores colocados no Seis Nações.
Em outras palavras a Georgia seria capaz de defrontar um adversário como a França, País de Gales ou Irlanda, enquanto a Bledisloe Cup poderia também servir de qualificativo.
O vencedor da ENC poderia disputar dois jogos antes do início da época profissional na Europa, com os jogos do Seis Nações a servir também de qualificativo.


Identificar um espaço no calendário do rugby para estes jogos seria sem dúvida uma tarefa mais do que negociável.
CONSUR, ARFU e NACRA não precisariam de mais tempo e CAR também não porque a África do Sul poderia imitar a Argentina e jogar sem seus titulares e mesmo assim seria muito forte.
Na FORU seriam necessários dois fins de semana para o vencedor, Fiji, por exemplo, jogar contra Austrália e Nova Zelândia, enquanto o jogo do Bledisloe Cup poderia também servir como classificação.
Opções existem em Junho e Julho.
O campeão FIRA poderia jogar suas duas partidas em Agosto antes do começo da temporada profissional na Europa.
O jogo entre os dois melhores no Seis Nações poderia servir no mesmo sentido do Bledisloe Cup.

Seleção
Região
Método de Classificação
Inglaterra
Europa (FIRA)
2015 Anfitrião
Nova Zelândia
Oceania (FORU)
2011 Campeão
Irlanda
Europa (FIRA)
FIRA Campeão 
Argentina
America do Sul (CONSUR)
CONSUR Campeão
Canadá
America do Norte (NACRA)
NACRA Campeão
Japão
Asia (ARFU)
Asia Campeão
Austrália
Oceania (FORU)
Oceania Vice-Campeão
Africa do Sul
Africa (CAR)
Africa Campeão

A distribuição dos grupos poderia ser feito de acordo com o Ranking internacional e sem um grupo ter dois membros da mesma região. A oportunidade de ter Austrália entrentar a Nova Zelândia, por tanto, não existiria até à Semi Final ou Final.
A divisão das equipas em dois grupos significaria três jogos por país e isto é o mesmo formato usado pela FIFA.
Os vencedores e segundos colocados se qualificariam para as Semi Finais.

Grupo A
Grupo B
Africa do Sul
N. Zelândia
Irlanda
Inglaterra
Austrália
Argentina
Japão
Canadá

Com um olho na Copa do Mundo de 2015 a Copa das Confederações Rugby poderia ter sido organizada em Novembro de 2014, na Inglaterra.
Seleções não-europeias que não estão envolvidos poderiam, em teoria, disputar jogos internacionais contra as nações europeias fora do torneio.
Baseado no modelo acima, Irlanda e Inglaterra iriam perder jogos em casa e assim a França, Escócia, Itália, e País de Gales poderiam sediar partidas contra países regulares dos mundiais incluindo os EUA, Fiji, Samoa e Tonga.
A Irlanda poderia ser compensada pela IRB por perder jogos-testes neste momento.

O evento facilitaria a promoção do Campeonato do Mundo de Rugby, incentivando a população a assistir a jogos notáveis numa variedade de locais, onze meses antes da Copa do Mundo.
No caso específico da Inglaterra a comissão organizadora poderá reservar a utilização de estádios. Entre os dias 09 e 21 de Novembro não haverá partidas de futebol da Premier League, o que facilita o uso de locais do mundial de 2015 para jogo de rugby.

Data
Partido
Local
Sexta. Out 31
Inglaterra X Nova Zelândia
Twickenham
Sábado Nov 1
Austrália X Japão
Brighton
Sábado Nov 1
Argentina X Canadá
Gloucester
Domingo Nov 2
África do Sul X Irlanda
Twickenham
Quinta. Nov 6
England X Canadá
Leicester
Sexta. Nov 7
Nova Zelaâdia X Argentina
Leicester
Sábado Nov 8  
Austrália X Irlanda
Milton Keynes
Domingo Nov 9
África do Sul X Japão 
Leeds
Sexta Nov 14
Nova Zelândia X Canadá
Birmingham
Sábado Nov 15
Austrália X África do Sul
Leeds
Sábado Nov 15
Irlanda  X Japão
Newcastle
Domingo Nov 16
Inglaterra X Argentina
Manchester
Sábado Nov 22
Vencedor A X Vice B
Twickenham
Domingo Nov 23
Vencedor B X Vice A
Twickenham
Sábado Nov 29
Vencedor 1 X Vencedor 2
Twickenham

Sem comentários: