25 de novembro de 2011

GOLD COAST SEVENS (QUASE) SEM NOVIDADES

DECORREU A FASE DE APURAMENTO do torneio de abertura das Séries da IRB, e a única (meia) surpresa foi o apuramento da França em desfavor da Argentina.

A verdade é que a tendência é no sentido de que as equipas que disputam o Torneio das Seis Nações melhorem significativamente, com a cada vez maior importância que os sevens vão tendo no cenário internacional, não apenas como manifestação desportiva, mas também como meio de financiamento que não pode ser negligenciado.


As oito equipas apuradas para o Ouro fazem, todas, parte das core teams, o que não é surpresa, já que poucas das restantes tem capacidade para conseguir andar no grupo da frente,sendo Portugal uma das poucas certezas.

Entretanto foi hoje publicado o regulamento das Séries para esta época, e verificam-se duas importantes alterações.

A primeira diz respeito à própria estrutura dos torneios, passando a disputar-se o jogo de apuramento do 3° e 4° classificados, coisa que não acontecia até agora.

Por outro lado também a tabela de conquista de pontos para o ranking oficial da competição sofreu alterações, e a partir de agora apenas duas equipas, em cada torneio, não receberão pontos a contar para aquela tabela.

Correção: Todas as equipas recebem pontos - mesmo as duas que referi, recebem um ponto!

Recorde-se que até ao ano passado, eram sete aquelas que não pontuavam, já que dos não apurados para a disputa do Ouro, apenas a vencedora da Bowl recebia pontos pela sua prestação.

O novo sistema vai trazer mais movimentação no ranking, com manifesto beneficio das equipas menores, e a introdução do jogo pelo terceiro lugar também nos parece uma melhor solução, num sistema de competição (as Séries como um todo) em que o vencedor apenas é encontrado no conjunto das etapas.

Fique agora com os resultados de hoje e os primeiros jogos de amanhã.

Sem comentários: