15 de novembro de 2011

PORTUGAL PERDE COM URUGUAI - SERÁ ASSIM UM DRAMA TÃO GRANDE?

A DERROTA DE PORTUGAL FRENTE AO URUGUAI POR 16-9 pode não ter agradado a nenhum português, mas a verdade é que o resultado foi merecido e ganhou quem melhores argumentos apresentou para a disputa.

O pack avançado uruguaio dominou por completo o pack lusitano - em especial nas formações ordenadas - e foi daí que nasceu a vitória dos Teros.



Como resultado deste jogo Portugal desceu do vigésimo ao vigésimo quarto lugar na tabela do ranking da IRB, como se pode ver no quadro que apresentamos:



Do jogo pouco há a dizer, apenas que não se podem ganhar jogos sem apresentar um cinco da frente capaz de, pelo menos, equilibrar as disputas.

E foi o que aconteceu, com Os Teros a brincarem com a melée portuguesa e a fazerem, a partir daí, o seu jogo e o seu resultado.

O resto do jogo foram mais desilusões - e estas mais graves, com consecutivas percas de bola como resultado de erros de handling - e uma falta de atitude dos jogadores portugueses a que não estamos habituados...

A nossa equipa parece uma equipa de generais, esquecida que o trabalho é feita por sargentos e soldados...

Que me desculpem os nossos jogadores, mas custa-me a aceitar que se apresentem em campo sem disposição para darem TUDO pela camisola que envergam...

E que alguns deles que percam mais tempo a reclamar da arbitragem que a resolver as situações...

Existe qualidade? Existe sim!

Existem problemas? Claro que sim! Mas não basta dizer ex-catedra que não há cinco da frente...

Com tantos especialistas que a FPR tem nesta área, seria tempo de vermos algumas soluções e não apenas afirmações de que o problema está na falta de primeiras linhas...

Resumindo, Portugal perdeu e bem, poucos ou nenhuns melhores jogadores existem em Portugal, apenas se pode apontar que uma atitude mais positiva seria exigível aos jogadores.

Mas esta questão pode estar presa com outras questões de balneário que aqui não tem cabimento...

E o anunciado jogo de um Portugal XV no próximo fim de semana poderia ser encarado como um passo no desenvolvimento de uma nova  geração de jogadores, mas a verdade é que o grupo que vai jogar em França, não reúne condições para atrair a atenção da emigração portuguesa em França, nem os media ligados ao desporto...

Isto a atender ao que ouvi comentar da boca de responsáveis, no domingo passado nas Caldas, onde me desloquei para assistir ao jogo dos Lobos.

Para concluir apenas uma frase - Não é grave perder com o Uruguai, mas ficamos preocupados com o que pode vir a seguir...

22 comentários:

Anónimo disse...

Nem tudo na vida são dramas, e que tal falar um pouco do jogo em si, da estreia de 5 novos jogadores na selecção... como correu o jogo a eles, que aspectos positivos podemos tirar daqui porque nem só de estrangeiros vive a nossa selecção à que apostar nos novos talentos!

Anónimo disse...

sem os lusosdecendentes PORTUGAL nao pode jogar o mundial 2015 e impossivel
e temos que ir a buscar un treinador em franca para os avancados
custava menos caro porque os estagios eram em FRANCA onde esta a maioria dos melhores jogadores PORTUGUES

Anónimo disse...

Num jogo que apenas se podia utilizar jogadores do campeonato nacional , existia outras opções ? julgo que não , com isto não quero desculpabilizar o resultados e sobretudo a atitude de grande número de jogadores . Mas deixo outra questão , o que foi feito em Potugal nos últimos 10 anos no desenvolvimento e planeamento para a substituição de uma geração expontãnea que tantos e bons resultados trouxeram ao rugby nacional. NADA

Anónimo disse...

Geração expontanea? há jogadores de qualidade como nunca houve anteriormente, preparados como profissionais com uma equipa técnica vasta em especialistas. admitir que o jogo correu mal ?isso sim com substituições sem nectar e para nada... jogadores sem atitude? penso que sim! mas não foi só. Continuar.

Anónimo disse...

Muito mau. Más opções técnicas na escolha da selecção . Continua sem se perceber quem manda na selecção o Errol Brain ou o Morais. Eu acho que é o Morais e como tal só pode dar asneira. Não culpem apenas a 1ª linha pelo deplorável comportamento da nossa formação. E os 2as linhas? Qt tempo jogou o d´Orey esta época? Qt tempo jogou o P. Cabral esta época? O Miranda alternativa para nº 10. Só rir...

Anónimo disse...

Gostei muito da resposta dada pelos avançados do Uruguai à única mellée que Portugal conseguiu rodar!! Os Teros, simplesmente, ENTRARAM pelo 5 da frente...parecia que não estava lá ninguém. Só isso para mim espelha o estado de espirito dos avançados portugueses!! Sim, faltou mesmo carácter e querer!!

Anónimo disse...

Só se podiam utilizar jogadores do campeonato nacional?! Essa agora! Vejam a lista de convocados da Espanha para o jogo deles com o Uruguai este fim de semana. Até o Sempere que está em Inglaterra foi chamado.

Vejo muita gente a culpar os jogadores por falta de determinação, mas não vejo ninguém a perguntar como é possível apresentar-se uma melee daquelas num test match. Não foi falta de peso ou de força, foi uma impressionante falta de técnica que devia ser treinada por quem é responsável.

Os responsáveis não viram o que aconteceu à nossa melee na IRB NC? Agora, sem o Spachuk e outros, estavam à espera de quê?

Anónimo disse...

Os oito da frente não treinaram, pura e simplesmente.
Até há, ou houve, um programa específico para este grupo.
Pelos vistos foi só "show-off".É pena.
Agora é olhar para a frente e não chorar sobre o leite derramado.

Anónimo disse...

Falar do jogo em si? Certo, mas falar deste jogo é falar da melée. Haverá mesmo quem acredite que com uma melee assim, se pode ganhar jogos? Que tudo se resolve com garra e voluntarismos?

Eu tiro duas conclusões deste jogo que nada têm a haver com 1 ou 2 jogadores menos aguerridos:

1. A equipa técnica não está a trabalhar a melee como devia. Não digo que seja desconhecimento, talvez seja falta de tempo com os jogadores. Não sei. O que não é normal são as declarações sobre a prestação dos jogadores, sem grandes referências ao facto duma selecção se apresentar em campo SEM MELÉE.

2. É indispensável que os melhores pilares portugueses em França (Spachuk, Fernandes, Alves) sejam chamados para todos os test match. Por que é não foram se os espanhóis em França vão jogar?

Anónimo disse...

O "Síndrome Jogos Olímpicos"

Não vi o jogo. Não tive possibilidade. No entanto, independentemente da qualidade do jogo que a equipa Portuguesa fez, parece-me que sofremos bastante do "Síndrome Jogos Olímpicos". Enormes expectativas e pressão quando competimos com outros supostamente acessíveis e um enorme mal estar, com muito verniz estalado quando perdemos. Com muitas desculpas e queixas de tudo. Esquecemo-nos que os outros também trabalham, que os outros porventura trabalham mais e melhor e sobretudo estão mais organizados.

Quanto ao nosso Rugby, ele não é uma ilha na sociedade. Os factos falam por si, não há Educação Física nas escolas portuguesas no 1º ciclo. Nunca houve. No 2º, 3º ciclo e secundário o que há é de pouca qualidade. A nossa cultura desportiva está à mostra. Basta seguir um telejornal. Etc., etc..

Assim, se calhar até muito bem vai o nosso rugby. Para as dificuldades que enfrenta, como muitos outros desportos aliás, até tem um desempenho bastante condigno. No desporto não há milagres. Então porque esperamos por eles, como o fazemos de quatro em quatro anos, nos Jogos OLímpicos?

Henrique Jónatas

Anónimo disse...

A selecção resume-se a Lisboa podem dizer que nao mas é verdade. E em relação aos luso portugueses, acho que é verdade. Mas com o reforço deles a FPR esquecesse dos potencias jogadores que existem em Portugal. E sem duvida que quem mais sofre são os PORTUGUESES (de gema). Porque?? Porque são capaz de trabalhar o dobro para atingirem o objectivo de serem chamados a selecção, mas como exisite um gajo a jogar em França pah sem duvida que é melhor do que o português que esta a jogar em Portugal. É essa a mentalidade que me irrita. Invistam nos 5 da frente façam acções de formação em todos os clubes ou digam aos clubes para os 5 da frente se deslocarem ate Coimbra, Porto ou Lisboa e façam as acções. Porque se forem pensar que esta resolvido o problema de que a solução esta la fora pode ser que um dia la fora não quereiram e os de ca tbm não.

Anónimo disse...

os melhores treinadores de melee du mundo estao em franca
porque que os lusosdescendentes nao forom chamados ?PORQUE VAI FATAR DINNHEIRO PARA PAGAR O NOSSO PRESIDENTE

Anónimo disse...

Queixavam-se das naturalizaçoes e dos lusofranceses.... Pois bem contra o Uruguai só estiveram em campo 2 naturalizados (Acosta e Murray) e não esteve presente nenhum dos portugueses de frança e a realidade veio ao de cima...

Anónimo disse...

Já alguém pensou por que é que o Uruguay, com o mesmo número de jogadores de rugby que nós, com uma selecção lutadora mas nada por aí além, apresenta uma melée muito consistente formada apenas por jogadores que estão no Uruguai?

Acham que o campeonato deles é muito competitivo? Não é. Acham que eles aprendem muito quando fazem 2 ou 3 jogos por ano contra selecções regionais B da Argentina ou quando levam 70 ou 80 dos Jaguares? Não me parece. A diferença está no trabalho.

Antes eles tinham o Lemoine, um n.3 que deu cartas no Top 14 durante muitos anos, a jogar. Agora têm-no como treinador de melées.

Anónimo disse...

A solução para elevar o nivel do rugby sénior em Portugal e da Seleção passa, nos tempos mais próximos, por 2 pontos:
-Exportar jogadores para campeonatos profissionais na Europa.
-Ter uma equipa a disputar Challenge Cup (XV do Presidente) formada pelos melhores portugueses a jogar em Portugal.

Anónimo disse...

- Para exportar jogadores é preciso que eles queiram ir. Acho que vai sendo tempo de perguntar aos jogadores se querem tentar uma carreira profissional ou não e apostar mais (não exclusivamente) nos que quiserem. Os louvoures ao amadorismo são muito bonitos (eu tb já fui contra o profissionalismo), mas se queremos (queremos mesmo?) ir ao mundial, a solução tem que ser outra. Era bom que todos percebessem que prejudicar carreiras profissionais e estudos para dar muito à selecção é extraordinariamente meritório, mas que há uma grande diferença entre saber que o dinheiro vai faltar no fim do mês e saber que essa questão nem sequer se põe.

- A ERC não fica muito impressionada com o rugby dum país que perde com Namíbia, Uruguai ou Espanha. E a eles não lhes interessa nada quem jogou ou deixou de jogar. O resultado deste jogo levou-nos à pior classificação de sempre no ranking IRB e isso vai ter consequências para o nosso rugby.

Anónimo disse...

A melée uruguaia é muito consistente porque jogou contra uma melée portuguesa maioritariamente composta por 3ªs e 4ªs escolhas ( e a melée sempre foi um ponto fraco do nosso rugby...). Poe esta melée uruguaia a defrontrar a melée georgiana ou romena (nossos habituais adversários no ENC) e depois vê se é assim tão consistente...

Anónimo disse...

Acabo de ler, como sempre com muito interesse, o artigo de J.P. Bessa. Tem razão qd diz que a solução passa por uma maior competitividade interna, mas não explica como é que isso seria conseguido.

Por outro lado, a ideia de que essa é a única solução cai por terra quando vemos a melee do Uruguai e sabemos que o campeonato deles é fraquíssimo e até tem um clube com as equipas A e B na divisão principal.

Trabalho, trabalho a sério neste sector do jogo é o que é preciso a curto prazo. Pensar que o que aconteceu - quando o nosso pack tinha mais uns 40 kg que o deles - se deve só à falta de competitividade do nosso campeonato, não nos leva a lugar nenhum (a não ser que tenhamos uma solução para esse aumento dacompetividade a curto prazo, o que receio não seja o caso).

Eles, os Uruguaios, trabalharam a sério. Não ficaram à espera dum campeonato mais competitivo.

Anónimo disse...

Péssimo jogo da seleção e não me pareceu nada que tenha começado nos jogadores mas em quem escolheu o xv. Pico? e Errol ? ou o Cabe? Meles muito mas... Será que eles treinam? Substituições sem critério e nada de acordo com o que se estava a passar. Equipa técnica tem que passar mais tempo a observar jogadores, há outros com mais peito e maturidade para jogar na seleção e que não são chamados e pior não sabem que eles existem. Muito trabalho e não é só dos jogadores. 24 do ranking mundial e a culpa é do campeonato? Dos clubes? Sensatez precisa-se.

Anónimo disse...

Falta de tempo com a mele, então não treinam todos os dias? Pelo menos disso fazem publicidade. Um desastre este jogo. Alias não foi só este, abram os olhinhos...

Anónimo disse...

Penso que o mais fácil e culpar o campeonato e os treinadores dos clubes que são uma merda. Agronomia CDUL e GDD e acadêmica ganhavam a este Uruguai, tem duvidas? Eu não?

Anónimo disse...

Pode-se saber quem são os jogadores que estão no CNT?

Pode-se saber quem está afecto só aos sevens (li que o David Mateus era um desses, mas o seu nome apareceu na convocatória dos XV, não tendo jogado porque se lesionou)?

Pode-se saber quais são os direitos e deveres dos jogadores do CNT?
Quantas horas eles treinam e quantas vezes por semana? A que mais estão obrigados? Quanto ganham?

Existe algum plano/contactos para colocar em clubes estrangeiros os poucos portugueses que querem ser profissionais? Ou improvisa-se para depois suceder o absurdo que sucedeu ao Júnior e ao Segurado (foram encaminhados para um clube que era mais amador que os clubes portugueses onde jogavam)?