12 de novembro de 2011

LOBOS DEFRONTAM TEROS

AMANHÃ NAS CALDAS DA RAINHA ÀS 15,30H, os Lobos defrontam o Uruguai, naquele que será o oitavo encontro entre as duas seleções nacionais, com a história a favorecer os Teros que venceram cinco daquelas partidas.

Mas a verdade é que se até 2004 os sul americanos tinham vencido as três partidas realizadas, a partir daquela data as vitórias foram repartidas, e Portugal conseguiu mesmo alguma vantagem na diferença de pontos marcados/sofridos.



Em 2007 tiveram lugar os encontros mais importantes, que determinaram o apuramento dos Lobos para o Mundial, graças à tal vantagem de pontos marcados - no caso apenas um ponto, mas foi o suficiente!

Na preparação desta viagem à Europa, em que defronta Portugal e, na próxima semana, a Espanha, o Uruguai disputou dois jogos de preparação, o primeiro dos quais contra a seleção A de Rosário, uma das mais antigas Associações Regionais da Argentina - ver nosso artigo sobre o rugby argentino aqui - no final do mês de Outubro, tendo vencido por 19-13, e nos primeiros dias de Novembro enfrentou os Jaguares com quem perdeu por pesados 87-12.

Desta vez não está em jogo nenhum apuramento para outra competição, mas do resultado do jogo vão resultar alterações significativas no ranking da IRB, no que respeita às duas equipas,  que ocupam neste momento o 20º (Portugal, com 60,67 pontos) e o 22º (Uruguai com 60,00 pontos).

Assim, em caso de vitória os Lobos subirão um lugar na tabela, ultrapassando a Namíbia, mas em caso de empate ou derrota, então será o Uruguai a beneficiar do resultado, ultrapassando Portugal naquela listagem.

Caso o desfecho seja um empate, Portugal descerá dois lugares na classificação, sendo ultrapassado também pela Rússia, e no caso de uma derrota lusitana os estragos serão bem maiores, com a descida de outros dois lugares, em benefício do Chile e da Espanha.

Amanhã os Lobos apresentarão uma equipa constituída em exclusivo por jogadores que atuam em Portugal, e fica uma dúvida no ar quanto ao anúncio, pela FPR, da participação de um XV de Portugal num jogo em França, no próximo dia 19.

Será que se trata de uma equipa organizada no âmbito da FPR, com integração de jogadores lusitanos que jogam em França, ou é apenas um grupo de amigos que se vão juntar para darem uns toques e beberem umas bières?

Portugal XV (2011.11.10)
Uma equipa portuguesa - Portugal XV - vai realizar um jogo de preparação em França integrado no plano de desenvolvimento de uma associação de apoio ao Rugby Português a estabelecer em França.
Nesse jogo, que se realiza no estádio Champlevert em Macon, no sábado 19 de Novembro às 1500, a equipa portuguesa defronta a A.S Macon rugby, que participa no campeonato francês Federale 1.

A notícia publicada pela FPR é vaga e omissa, e deixa-nos na dúvida, como aliás já ficámos na dúvida quando foi anunciada a contratação de um preparador físico pela Federação, o que nos pareceu estranho, dada a política de contenção de despesas e o número de profissionais de Educação Física já ligados à nossa associação maior.

Novo preparador físico da FPR (2011-10-11)
O novo preparador físico da FPR - Richard Tucker iniciou funções hoje no ginásio do estádio nacional. O seu contacto pessoal e email serão disponibilizados oportunamente.


E como até hoje ainda não foi publicado nenhuma outra informação ficamos na dúvida a quem o Sr. Tucker está a dar aulas no ginásio do Estádio Nacional - como não foi indicado nenhum trabalho específico, é possível que seja aos funcionários federativos...

Enquanto estes mistérios não são esclarecidos, fique com a lista dos encontros entre Lobos e Teros:


Os Teros, nome pelo qual a seleção uruguaia é conhecida, são uns pássaros típicos do país sul americano, também conhecidos por quero-quero.

1 comentário:

Anónimo disse...

Portugal vai estar desfalcadíssimo: Spachuk, Alves, Fernandes, Campergue, Bardy, Balangué, Béco, P. Leal (todos em França), Severino (em Espanha), Girão (no Brasil), G. Uva, J. Pinto e Aguilar, entre outros não jogam.

E, no entanto, o jogo é muito immportante para o nosso ranking e para a nossa imagem na IRB, numa altura em que há movimentações preocupantes (para os interesses de Portugal) para a criação de novos torneios para selecções dos níveis 2 e 3.

Vamos a eles! É p'ra ganhar! Força Lobos!