31 de julho de 2010

7 BOLAS CURTAS

A QUALIFICAÇÃO PARA O TROFÉU JUNIOR DE 2011 ESTÁ EM ANDAMENTO com a realização do torneio africano, em Abidjan, e a presença de oito seleções nacionais sub-19.
Conforme noticiamos nestas páginas, os participantes do Troféu que terá lugar nos Estados Unidos da América serão apurados em diversos torneios regionais a terem lugar na Ásia, em Bangkok, de 22 a 28 de Agosto, na América do Norte/Centro, na América do Sul, na Oceania, este na Costa do Marfim, e em Outubro em Bruxelas, com a participação da equipa portuguesa.


Entre os africanos quem se apurou foi o Zimbabwe, que derrotou na final a Namíbia por 29-15, depois de ter vencido o Uganda na meia final por 29-0, enquanto a Namíbia se apurou para a final vencendo a Tunísia por 15-11.
Na luta pelo terceiro lugar os tunisinos impuseram o seu jogo e levaram os ugandeses de vencida por 32-7.
Nas restantes posições ficaram, por ordem de classificação, Marrocos, Quênia, Costa do Marfim e Zâmbia.
.
ENQUANTO NO HEMISFÉRIO SUL É TEMPO DE TRÊS NAÇÕES, na Europa os motores aquecem para o arranque das diversas competições nacionais e inter – nacionais..
Assim, é já no fim de semana de 14 de Agosto que arranca o Top 14, principal competição de clubes em França, que fará parte do conjunto de competições nacionais que seguiremos nas nossas páginas.
Depois, logo no início de Setembro, será a vez dos ingleses darem o pontapé de saída na re-batizada Aviva Premiership, com a participação de 12 conjuntos, e que acompanharemos também, aliás como faremos com a Divisão de Honra espanhola, com 10 equipas, e a Magners League agora com 12 participantes, que também arrancam no fim de semana de 4 de Setembro.
Entretanto no fim de semana de 25 de Setembro começam as nossas Divisão de Honra e 1ª Divisão, para no fim de semana de 9 de outubro, arrancarem a Heineken Cup e a Amlin Challenge Cup, que completam o lote das oito competições européias que seguiremos com mais atenção.
.
REALIZOU-SE ONTEM A TERCEIRA E ÚLTIMA ETAPA DEAPURAMENTO do JP Morgan Premiership 7’s, que culmina com o torneio final a ter lugar no dia 6 de Agosto em Bath.
Depois de se terem apurado nas duas primeiras eliminatórias as equipas do Sale Sharks, Newcastle Falcons, Saracens e Harlequins, ontem foi a vez de Northampton Saints e exeter Chiefs garantirem um lugar nas finais, deixando de lado precisamente a equipa da casa na final, o Bath Rugby.
Mais uma vez chamo a atenção para esta competição, que bem poderia ser adaptada para Portugal, com a realização de um torneio em eliminatórias no início da época, que estou certo seria um enorme sucesso no nosso país.
Já em tempo oportuno sugeri a realização de uma época de sevens no início do ano desportivo, e agora com a obrigatoriedade das equipas da Divisão de Honra e da 1ª Divisão participarem no Torneio Nacional de Sevens, creio que seria uma excelente maneira de atrair espectadores, e de chamar os jogadores mais cedo aos treinos.
.
A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY ANUNCIOU HOJE que o árbitro João Mourinha foi nomeado pela International Rugby Board para dirigir a final da Taça do Mar Negro, que se desenrola em Tbilisi na Geórgia, de 24 de Agosto a 5 de Setembro.
A prova é disputada por seis equipas de clube, duas de cada um dos seguintes países: Romênia, Ucrânia e Geórgia.
Na primeira fase da prova as equipas são divididas em dois grupos de três equipas, e depois se jogarão as finais.
Apesar de estranharmos o facto da nomeação dos árbitros ser feita pela IRB, numa prova de clubes dentro da área de influência da FIRA, e da nomeação do árbitro da final ser feita antes da prova começar, desejamos felicidades ao árbitro português e aconselhamos a que ele esteja atento aos preparativos da viagem, não vá repetir-se a estranha situação com que se deparou Paulo Murinello, que depois de ter sido anunciado para dirigir um encontro no Luxemburgo, acabou por não chegar ao Grão-Ducado.
.
DIA DE INAUGURAÇÃO NA IRLANDA, COM A REALIZAÇÃO doprimeiro jogo de rugby no novíssimo Aviva Stadium, como ficou a ser chamado o antigo e saudoso Lansdowne Road, depois das obras de total remodelação que sofreu.
Com 50.000 lugares sentados o estádio será partilhado com a federação Irlandesa de Futebol, e no mundo do futebol será chamado de Dublin Arena.
O antigo estádio foi demolido em 2007, e hoje tem o seu primeiro dia de glória com a realização de um jogo entre uma seleção de Connacht e Munster, contra outra de Leinster e Ulster.
O último jogo realizado no velho Lansdowne Road foi em 31 de dezembro de 2006, e pôs frente a frente Leinster e Ulster, e terminou com a vitória de Leinster por 20-12, 133 anos depois do primeiro encontro realizado entre as duas seleções regionais, em 16 de Dezembro de 1876.
.
O TREINADOR DOS SPRINGBOKS, PETER DE VILLIERS, recebeu um voto de confiança da Federação sul africana de Rugby (SARU), na seqüência de três derrotas nos três primeiros jogos do Tri Nações deste ano.
Depois de duas derrotas seguidas com os All Blacks, e de muitas reclamações contra a arbitragem, de Villiers conduziu a sua equipa a mais uma derrota, desta vez perante a Austrália, mas com este voto pode esperar o próximo jogo com alguma tranqüilidade, se bem que novo desaire possa trazer conseqüências diferentes.
Entretanto a SANZAR resolveu abrir um processo contra o treinador da África do Sul em resultado das suas declarações anti árbitro, em que Peter disse claramente que o favorecimento aos Blacks tinha como objetivo garantir que os hospedeiros do próximo Mundial, se apresentarão àquela prova como uma equipa vencedora.
.
FRANCISCO (QUICA) BORGES NÃO SEGUROU A LÍNGUA em Abril, quando a sua equipa, o Belenenses, perdeu com o Direito, e agora vai ter que abrir os cordões à bolsa.
O castigo de Borges foi parte em dinheiro (300 euros) parte em tempo de suspensão (90 dias), mas com o atraso na sua aplicação – o jogo foi em 17 de Abril – o treinador arrisca-se agora a ficar fora de campo na primeira parte da disputa da Divisão de Honra.
Para bem da modalidade, seria recomendável que as decisões deste gênero, respectivos recursos e decisões finais, fossem tomadas com mais rapidez, até para que haja uma relação causa/efeito rapidamente reconhecida pelo público.
A propósito, como está a situação da suspensão de Amado da Silva? Houve recurso? Já foi decidido? Quando irá cumprir o castigo?

Sem comentários: