18 de outubro de 2009

SEVENS PELO MUNDO

O mundo dos sevens continua em crescente agitação, com um ou outro tropeção pelo caminho.
Nas Séries Asiáticas, o Subic Sevens, que foi tardiamente nelas incluído, acabou por não contar para aquela competição, já que não conseguiu atrair nenhuma equipa nacional para nele participar. Ficou assim na condição de que nunca deveria ter saído – a de um pequeno torneio de clubes sem expressão internacional.
O próximo torneio das Asiáticas será o de Brunei, no próximo fim de semana. Cinco seleções participarão no evento, o que, depois do desaire do Subic Sevens nas Filipinas, não abona muito quanto à capacidade organizativa das Séries. As equipas confirmadas são a Malásia, as Filipinas, a Índia e o Laos, além da equipa da casa. Este conjunto de equipas foi ontem anunciado pela direção da competição, mas, até ao momento, não sabemos qual o formato que a mesma irá ter.
A venda e o consumo público de bebidas alcoólicas são proibidos em Brunei, pelo que o torneio procura transmitir um conceito mais familiar e orientado para a proteção do ambiente. Será que vai resultar este torneio tipo paz e amor?
Melhor estão os sevens da Cidade do México que terão lugar nos dias 14 e 15 de Novembro. Para disputar o torneio feminino estão confirmadas as equipas do México, Guiana, Ilhas Cayman, Jamaica e Bahamas, que jogarão no sistema de todas contra todas, em duas mãos. Para o torneio masculino, estão confirmadas as participações de 13 seleções, que foram desde já assim divididas:
Grupo A: Guiana, Bahamas, Ilhas Cayman, Guadalupe e República Dominicana
Grupo B: Trinidad & Tobago, México, Barbados, Santa Lucia
Grupo C: Bermuda, Jamaica, Martinica e São Vicente & Granadinas
As três primeiras classificadas do grupo A, as duas primeiras dos grupos B e C, e a vencedora de um jogo a realizar entre as equipas classificadas em terceiro lugar destes dois grupos, num total de oito equipas, jogam no domingo no sistema de eliminação direta. Enquanto isso, as restantes cinco equipas jogam, no sistema de todas contra todas, numa volta só.
Como se pode ver, mesmo sem a participação dos EUA e do Canadá, a NACRA (Confederação que reúne os países da América do Norte e Caraíbas), consegue juntar um numero apreciável de equipas para começarem a sua preparação para o Pan Americano de 2011, com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de 2016.
Além dos aspectos directamente ligados à competição, o mais significativo deste 1º México Sevens, é o apuramento do vencedor para participar no torneio de Las Vegas, incluído nas World Sevens Series.
Na verdade, este torneio surge em substituição do torneio de San Diego, depois da quebra de acordo entre a organização do USA Sevens e o Município daquela cidade.
Em Las Vegas, acreditem, não vai haver proibição ao consumo de bebidas alcoólicas...

Sem comentários: