27 de outubro de 2009

SEVENS AO REDOR DO MUNDO

Na Ásia, a Malásia confirmou o seu favoritismo ao derrotar, na final do Torneio de Brunei, as Filipinas por 28-7.
Apesar de ter contado apenas com cinco seleções nacionais, esta segunda etapa das Séries Asiáticas pode ser considerada um sucesso. Na verdade, depois do falhanço de Subic, e sem a presença das melhores equipas da Ásia, o Torneio de Brunei, apenas com equipas de segunda linha, acabou por correr muito bem, ao mesmo tempo que deu um ânimo especial aos malaios e, porque não?, aos filipinos, para futuras participações.
Aguarda-se com curiosidade, e interesse, a próxima etapa das Séries, que terá lugar no próximo final de semana.

RESULTADOS
Fase de Apuramento
Filipinas 14 v 12 India; Malásia 47 v 0 Laos; Filipinas 35 v 0 Brunei; Malásia 31 v 5 India; Laos 0 v 31 Brunei; Malásia 36 v 5 Filipinas; India 38 v 0 Laos; Brunei 0 v 52 Malásia; Filipinas 48 v 0 Laos; Brunei 5 v 12 India
Playoff 4º / 5º classificados
Brunei 27 v 10 Laos
Meias finais
Filipinas 10 v 0 India
Malásia 47 v 0 Brunei
3º / 4º span>lugares
India 34 v 5 Brunei
Final
Malásia 28 v 7 Filipinas
Classificação Final
1 Malásia
2 Filipinas
3 India
4 Brunei
5 Laos

A Malásia é um país localizado no sudeste asiático, dividido basicamente em duas grandes porções de terra, separadas pelo Mar do Sul da China. Uma é continental, limitada, ao norte, pela Tailândia e a sul por Singapura – que já fez parte do país - e a outra é insular, basicamente na ilha de Bornéu, que divide com a Indonésia, com excepção de um pequeno enclave (Brunei), na sua metade da ilha, onde se realizou o torneio de sevens do passado final de semana. A capital da Malásia é Kuala Lumpur, na província de Selangor.

Neste país de maioria muçulmana, joga-se rugby desde os finais do século XIX, introduzido pelos ingleses – tinha que ser!
Organizada a primeira federação nacional em 1921, existem hoje 16 associações regionais, mais de 300 clubes e 600 escolas de rugby, para um total de mais de 10.000 jogadores, de ambos os sexos.
O Royal Selangor Club, fundado em 1884, é o organizador do mais antigo torneio de sevens do território – o Jonah Jones Rugby 7’s, disputado desde 1963.
Depois de ter vencido o Torneio de Brunei, cabe agora à Malásia a organização do Torneio de Bornéu, em Sandakan, na ponta mais oriental da ilha. Veja o mapa.

Mudando para a Europa, nos Balcãs, o rugby feminino já começou a sua preparação para as próximas competições internacionais, com os olhos postos nos Jogos Olímpicos de 2016.
No próximo dia 14 de Novembro será disputado o 3º torneio do Campeonato Regional dos Balcãs em Split, na Croácia. Este mês de Outubro, primeiro em Zenica, na Bósnia e Herzegovina, depois em Pancevo, na Sérvia, disputaram-se os dois primeiros torneios do Campeonato.
Às equipas da Bósnia, Sérvia e Croácia, juntar-se-ão equipas da Hungria e da Bulgária, estando em aberta a admissão de equipas de outros países da região, nos torneios a realizar na Primavera.

Entretanto em África, na Universidade Nelson Mandela, em Port Elizabeth, na África do Sul, realiza-se nos dias 6 e 7 de Novembro, o torneio anual de Sevens Inter-Provincial da SARU – Federação Sul Africana de rugby.
Na competição para homens, estarão 16 equipas provinciais, enquanto nas moças, serão 18, já que, pela primeira vez, às equipas provinciais se juntarão as equipas da Defesa e dos Serviços Correcionais.
Outra novidade da edição deste ano da prova, é a atribuição de prêmios monetários, tanto para a prova masculina como feminina. Os vencedores masculinos levarão para casa 60.000 rands (mais de 5.000 euros), com 40.000 rands para os finalistas vencidos, enquanto para as finalistas femininas os prêmios serão de 30.000 e 20.000 rands, para vencedoras e vencidas.
Este sistema de competição tem dado excelentes resultados, que culminaram com a vitória da África do Sul nas Sevens World Séries da IRB, no ano passado. Afinal um sistema muito semelhante àquele que sugeri, para adaptação e aplicação em Portugal, em artigo aqui escrito em Agosto passado.

Sem comentários: