30 de outubro de 2009

CELTIC LEAGUE - MAGNERS LEAGUE

Depois de ter falado sobre as provas mais importantes da Europa, a Heineken Cup e a Amlin Challenge Cup, vou agora falar de uma das competições que lhes dá acesso, a Magners League.


Originalmente denominado Celtic Cup, este campeonato reúne equipas da Irlanda, País de Gales e Escócia.




Na primeira edição da prova, em 2001-02, participaram 15 equipas, da Escócia (2), Irlanda (4) e Gales (9). De referir que as equipas irlandesas eram, já nessa altura, seleções regionais, englobando três equipas da República da Irlanda, e uma da Irlanda do Norte (Ulster). De notar que em termos de rugby, apenas existe uma Irlanda, tendo a Irish Rugby Union, jurisdição sobre toda ela.


Leinster (Dublin), outra das equipas irlandesas, foi a vencedora desta edição inaugural.

Nessa altura, as equipas galesas e escocesas eram todas normais equipas de clube.

Na época seguinte, a Liga foi alargada a 16 equipas, com a admissão de uma seleção do Sul da Escócia (Borders), e Munster (Limerick & Cork), outra seleção irlandesa, sagrou-se campeã. De notar ainda, a introdução do sistema de bônus por marcação de quatro ou mais ensaios, ou pela derrota por sete pontos de diferença ou menos.

2003-04 marca a trasnformação da representação galesa, fruto da criação de cinco equipas regionais, reduzindo o numero total de participantes para 12. A provar a eficácia do novo sistema, a equipa dos Scarlets (Lanelli) acabou por ganhar a prova.

No ano seguinte dá-se o abandono de uma das cinco equipas regionais galesas, os Celtic Warriors (Bridgend & Pontypridd), mas outra equipa galesa, os Ospreys (Swansea), domina e vence a competição.

Novamente com 11 equipas, a Liga de 2005-06 termina com outra equipa irlandesa, Ulster (Belfast), no primeiro lugar.

A substituição da Celtic League pela Magners League, verifica-se em 2006-07. Jogada de novo com 11 equipas a 6ª edição da Liga vê os galeses do Ospreys conquistarem a sua segunda vitória.

Em 2007-08, com o abandono dos Borders, a Liga ganha o formato actual com 10 participantes, sendo que as equipas escocesas (Glasgow Warriors e Edimburgo) actuam como verdadeiras equipas regionais, atraindo jogadores de toda a Escócia, em resultado da enorme exposição que a participação na Magners oferece, mas também de salários que se diz serem bem acima da média.

A equipa vencedora da edição inaugural, Leinster, volta a ganhar, igualando os Ospreys no número de vitórias.

Finalmente, no ano passado, os irlandeses do Munster conquistam também a sua segunda taça, deixando o segundo lugar para o Edimburgo, naquela que foi, até agora, a melhor classificação de uma equipa escocesa.

Além das duas equipas escocesas, os galeses do Cardiff Blues (Cardiff) e do Newport Gwent Dragons (Newport) e os irlandeses de Connacht (Galway), nunca venceram a competição.

Esta época, pela primeira vez, o vencedor será encontrado pelo sistema de eliminação direta, em semi finais e final, a serem jogadas entre as equipas classificadas nos quatro primeiros lugares da fase de apuramento, disputada em duas voltas.

Este fim de semana, disputa-se a sétima jornada da Magners. Confira  os jogos da semana, e a classificação actual.




2 comentários:

Bello disse...

Na classificação que pôs, falta a equipa dos Cardiff Blues.

Abraço

Manuel Cabral disse...

Obrigado pela chamada de atenção! Já está corrigido.