12 de dezembro de 2022

A FASE FINAL DA PRIMEIRONA ESTÁ AÍ, COM O GRUPO DO TÍTULO E O GRUPO DA PERMANÊNCIA

Fase de disputa do Título da 1ª Divisão tem o pontapé de saída previsto para 14 de Janeiro, com a realização do jogo em atraso da Fase de Apuramento (Bairrada-Caldas) marcado para o dia 7 do mesmo mês.

Note-se que do resultado deste jogo depende o apuramento do Bairrada ou do Santarém para a disputa do Grupo do Título, já que neste momento o Santarém soma 14 pontos na tabela e o Bairrada soma 11.


Então, em caso de vitória do Bairrada sobre o Caldas, será o Bairrada a disputar o título, mas em caso de empate ou derrota do Bairrada, será o Santarém a participar no Grupo do Título.

Os restantes sete apurados para disputarem o Título são o CR Arcos de Valdevez e Guimarães RUFC (Norte), o RC Montemor e o CR Évora (Sul), e o Caldas RC (Centro). Falta apenas decidir ente o RC Bairrada e o RC Santarém.

Como resultado da classificação dos Grupos da Fase de Apuramento, o Grupo da Permanência será disputado pelo Braga Rugby e o CDU Porto "B" (Norte), pelo CR Setúbal e o RC Loulé (Sul), e pelo Rugby Vila da Moita, a que se juntará ou o RC Bairrada ou o RC Santarém.

Enquanto no Grupo da Permanência o último colocado após a Fase que se aproxima desce automaticamente à 2ª Divisão, os dois primeiros classificados do Grupo do Título disputarão, numa final em dia e hora a estabelecer, o título nacional da 1ª Divisão e o respectivo acesso à Divisão de Honra - Top 10 para a época 2023-2024.

A menos que haja alguma alteração de última hora, o calendário previsto para os Grupos do Título e da Permanência será o que publicamos abaixo:



Sem comentários: