6 de junho de 2021

CAMPEONATO DA EUROPA DE SEVENS - 1ª ETAPA EM LISBOA

É triste ter em Portugal uma etapa de um Campeonato da Europa de uma modalidade Olímpica e quase não se ouvir falar dela! E nem pensar em ir assistir, porque não está autorizada a entrada de público!
Depois da treta do jogo de futebol no Porto, é com algum desânimo que assistimos a este abandono...
Mas vamos ao que interessa! 

Houve jogos no Jamor, e Portugal teve um excelente comportamento quer com a seleção masculina, quer com a seleção feminina!

Ao passarmos ao segundo dia da prova a equipa masculina vai defrontar no primeiro jogo a eliminar a equipa da Itália e tem grandes possibilidades de avançar para as meias finais.
Isto depois de ter vencido na fase de apuramento as equipas da Lituânia (26-7) e da Geórgia (19-10), perdendo apenas frente à Alemanha por 5-10.


EUROPEU FEMININO COM TUDO EM ABERTO PARA A FASE ELIMINATÓRIA
O Torneio feminino apresenta mais um modelo experimental com as equipas a terem uma prova em três fases, com a segunda fase, que começou hoje, a terminar apenas amanhã de manhã.
São as invenções de quem não tem nada mais que fazer e acaba apresentando fórmulas que quase nos fazem perder a noção do que se vai passando.
Desta vez as nove equipas numa primeira fase foram divididas em três grupos de três, para depois serem recolocadas em outros três grupos de três, em função da classificação obtida na primeira fase.

A equipa portuguesa teve um bom comportamento e na primeira fase derrotou a Escócia por 15-14, perdendo no segundo encontro frente à Espanha por 5-19.

Com este resultado Portugal ficou na segunda posição no grupo, tendo calhado na segunda fase num grupo com a Rússia e o País de Gales.
As nossas jogadoras venceram então o seu segundo jogo do dia, frente ao País de Gales, e terão amanhã às 10,30 o decisivo embate com a Rússia, que vai determinar o futuro da equipa portuguesa na prova.

Após a segunda fase as equipas serão classificadas num ranking aglomerado em função das classificações obtidas naquelas duas fases, sendo que as três primeiras desse ranking disputarão na terceira fase os três primeiros lugares, a quarta, quinta e sexta classificadas disputarão os três lugares seguintes e as três últimas do ranking aglomerado disputarão as três últimas posições do torneio.
(Texto corrigido)

Depois da vitória frente ao País de Gales - e da derrota deste frente à Espanha - Portugal tem garantido um lugar entre as seis primeiras classificadas no Lisboa Sevens, com a possibilidade de ir disputar um dos três primeiros lugares na prova!


Foto: FPR

Sem comentários: