12 de setembro de 2020

RUGBY REGRESSA COM DIVISÃO DE HONRA E PRIMEIRONA

Depois do longo interregno a que a pandemia do COVID-19 obrigou, tudo indica que regressaremos às competições oficiais de rugby ainda este mês de Setembro.
Na verdade o reinício está marcado para o último fim de semana deste mês com a 1ª jornada da Divisão de Honra, que terá um formato inédito, dividindo as 12 equipas participantes em quatro grupos de três, que jogarão a duas voltas um total de seis jogos.

Depois desta primeira fase - que se pretendeu regional evitando grande parte das deslocações previstas - as seis melhores equipas (as vencedoras de cada grupo e as duas melhores segundas classificadas) disputarão a fase final onde serão encontradas as quatro semi-finalistas que disputarão o cobiçado título nacional.
As restantes seis equipas lutarão para evitar a última colocação, que dará lugar a um Play-off de descida - aguardamos mais informações quanto a esta segunda fase da competição, que ainda não é do conhecimento público.

Como é do conhecimento geral, o RC Lousã decidiu não participar na Divisão de Honra de 2020-21, tendo em consideração a necessidade de promover um período de reorganização dos seus escalões competitivos, com a chamada de um grupo alargado de jogadores das suas camadas de desenvolvimento, pelo que foi substituído na prova principal do rugby pelo CR São Miguel.

Desta forma a competição será disputada por oito equipas da Área Metropolitana de Lisboa, uma alentejana (Montemor) e três do Centro e Norte do País - Académica de Coimbra, Universitário do Porto (CDUP) e CR Arcos de Valdevez - distribuídas da seguinte forma:


Esta fase será disputada entre o fim de semana 26/27 de Setembro e o fim de semana 31 de Outubro e 01 de Novembro.


==============//=============

Mais uns dias se passarão até que a 1ª Divisão dê o seu pontapé de saída, e também ela terá um formato diferente do habitual, tentando reduzir o número de deslocações, em especial das mais longas.
Assim as 10 equipas participantes serão divididas em dois grupos regionais de cinco, disputando a fase de apuramento a uma volta, realizando cada equipa dois jogos em casa e outros dois fora de casa.

Como habitualmente esta Primeirona é realmente uma competição nacional, que inclui equipas de (quase) todo o país - faltando apenas a presença de uma equipa algarvia para que seja uma verdadeira volta a Portugal!

No grupo das equipas do Norte e Centro encontramos duas equipas minhotas (Braga e Guimarães), duas equipas do Centro (Bairrada e Lousã) e uma equipa do Oeste (Caldas), a que se somam no grupo do Sul duas equipas alentejanas (Elvas e Évora), duas equipas da Grande Lisboa (Vila da Moita e ER Galiza) e uma equipa ribatejana (Santarém).

Nesta Divisão os dois grupos vão apurar as três melhores equipas para jogarem a fase final a duas voltas, apurando as quatro primeiras para disputarem meias finais e final, enquanto as restantes duas equipas de cada grupo disputarão - também a duas voltas - os últimos lugares, tentando evitar a última colocação que dará lugar a um play-off de manutenção.




Atualizado em 13 de setembro às 15,10 h com a localização correta da equipa do Montemor.

2 comentários:

Kenica disse...

Um reparo. Montemor não é Lisboa.

Manuel Cabral disse...

Tem inteira razão!
As minhas desculpas ao Alentejo - que tanto amo!