26 de setembro de 2020

DIVISÃO DE HONRA ARRANCA SEM PUBLICO MAS COM FOME DE JOGO

Podemos afirmar sem margem para erro que esta jornada do principal campeonato de rugby que se disputa em Portugal foi a mais esperada de sempre!

E só por isso ela merece as honras de estar presente em todas as primeiras páginas da imprensa lusitana - quer dizer, se os orgãos de informação se preocupassem com as-coisas-do-desporto-não-futebol...

E se a ausência de público foi o ponto mais esquisito do fim de semana, também merece referência o estupendo trabalho da RUGBY TV que permitiu que os interessados assistissem aos jogos, mesmo sem aquele saborzinho presencial, aquela aragem, aquele cheiro...

Apenas uma sugestão para a Rugby Tv: assim como anunciam o resultado do jogo, seria interessante se informassem também os ensaios que se marcaram, já que os mesmos definem pontos para a classificação, que no lavar dos cestos podem revelar-se decisivos no apuramento para a fase final.

Recorde-se que a segunda fase da prova se disputa em dois grupos de seis equipas, ficando apurados automaticamente para o grupo do título, os vencedores dos quatro grupos desta fase de apuramento, mais duas equipas a apurar em play off entre as segundas classificadas daqueles quatro grupos.

O jogo de abertura - o verdadeiro pontapé de recomeço do rugby em Portugal - foi dado ontem à noite nas Olaias, numa partida que o CDUL acabou por vencer (14-16), embora tenha sido o Técnico a marcar mais ensaios (2-1).

Com as máquinas ainda pouco oleadas, as duas equipas acabaram por dar o espetáculo possível e saúda-se o esforço dos seus jogadores que lutaram pela primeira vitória da época durante os 80 minutos de jogo.

Hoje disputaram-se os restantes três encontros, e ao equilíbrio do Direito-Agronomia (15-10 com 2-1 ensaios) opôs-se o resultado mais desequilibrado da jornada na vitória do Belenenses sobre o Benfica por 43-5 (com 5-1 ensaios), embora a partir dos 15 minutos do segundo tempo os encarnados tenham conseguido travar a superioridade dos azuis.

No outro encontro do dia o CDUP começou muito bem e chegou ao intervalo a vencer a Académica por 26-0, mas os pretos reagiram e conseguiram reduzir até aos 26-21, não resistindo no entanto ao forcing portuense que elevou o resultado aos 40-21 com 4-3 ensaios que não permitiram o ponto de bónus tão desejado.

Saliente-se nesta partida o regresso ao Estádio Universitário do Porto, depois de muitos anos de ausência, oferecendo à equipa da Invicta uma casa que tanta falta lhe fazia.

Fique com o quadro dos resultados e da classificação dos diversos grupo:



Sem comentários: