8 de fevereiro de 2020

DESDE 2011 PORTUGAL NÃO CONSEGUIA MAIS DO QUE UMA VITÓRIA NO EUROPEU! AGORA JÁ TEM DUAS!!

Derrotando a Roménia nas Caldas da Rainha por 22-11, Portugal conseguiu a sua segunda vitória na prova (há oito dias bateu a Bélgica em Lisboa por 23-17) e lidera provisoriamente a classificação!

Portugal tem uma história de grande destaque no Europeu de Rugby - agora chamado Rugby Europe Championship - desde a criação da competição em 2000 com o nome de Campeonato da Europa das Nações, que chegou mesmo a vencer em 2003 derrotando todos os adversários (5).


Entre 2000 e 2016 (17 épocas) Portugal disputou a competição, e além da vitória em 2003 merecem destaque as classificações de 2004 e 2005, quando terminou a prova com o mesmo número de pontos e de vitórias do vencedor (4), tendo apenas perdido nos fatores de desempate.

Nos anos de 2009 e de 2011 Portugal conseguiu três vitórias sofrendo duas derrotas, e nos anos de 2000, 2002, 2006, 2007 e 2010 venceu por duas vezes e perdeu três jogos em cada ano.
Nos restantes anos até à despromoção para o Rugby Europe Trophy, Portugal não conseguiu mais do que uma vitória, a em 2016 (ano da despromoção) perdeu todos os jogos realizados.

Depois foram três anos no Trophy, e graças à introdução de um play-off introduzido depois da despromoção, Portugal não conseguiu transformar em subida a vitória na prova  vencendo todos os jogos nos anos de 2017 e 2018.
No ano passado, finalmente, Portugal conseguiu vencer o tal play-off e assim garantir o regresso à principal competição da Europa, não contando com o Torneios das 6 Nações.

E o regresso tem sido excelente, com duas vitórias em dois jogos e embora sem pontos de bónus até agora começa a ser muito difícil descer à zona da despromoção...

Note-se que Portugal não vencia a Roménia desde 2011 (Lisboa, 5 de Fevereiro de 2011, 24-17) e que em 2018 (no play-off) foi derrotado por 36-6.

Faltando um desafio para terminar a 2ª jornada, Os Lobos seguem na liderança e - tão importante como! - duas equipas ainda não conseguiram registar qualquer ponto na tabela classificativa - Roménia e Rússia.

Por curiosidade note-se que à Roménia falta enfrentar a Espanha, a Rússia e a Bélgica, enquanto a Rússia tem que jogar com Portugal, a Roménia e a Geórgia.
Quanto a Portugal os próximos adversários serão a Rússia (fora), e Geórgia (em Paris) e a Espanha (fora).
Então, é claro que Portugal está com alguma vantagem, que será definitiva caso vença a Rússia no próximo dia 22, mas que mesmo em caso de não-vitória dificilmente será ultrapassada por uma das duas equipas que ainda não pontuaram...
Nunca na história da competição, uma equipa com duas vitórias foi rebaixada!

Conheça os detalhes da Hitória de Portugal no Campeonato da Europa, no hot-site que lhe dedicamos!

Eis a classificação depois da vitória sobre a Roménia:


Sem comentários: