8 de agosto de 2015

RWC 2015 - MÃO DE MESTRE APRESENTA OS FINALISTAS - PAÍS DE GALES *

* Paul Tait
Informações do País
Situado numa península da Grã-Bretanha, País de Gales é um dos quatro nações que constituem o Reino Unido mas, de fato, não é um país.
Mesmo assim a população acredita que sua nacionalidade é Gales e o jogo de rugby constitui um importante elemento do patriotismo.

O País de Gales faz fronteira com a Inglaterra a leste e a Irlanda, esta situado ao oeste separada pelo mar da Irlanda. Eles são dois dos seus principais rivais no rugby internacional.

A economia foi industrializada a partir do século XVII. 
Procedeu-se à mineração de carvão, cobre, ferro, chumbo e ouro e exploraram-se pedreiras de ardósia. Nas últimas décadas os sectores de siderurgia e mineração vêm sofrendo forte recessão, com a exaustão das reservas minerais e com a concorrência estrangeira em sectores como o aço.


O processo de modernização da economia da região contribuiu para diversificação económica. 
Nos últimos anos os serviços vêm sendo o principal sector da economia galesa, sendo o turismo um sector cada vez mais importante para a geração de empregos e renda na região.
O país receberá oito jogos no mundial de 2015 e os preços dos hóteis já mostram a importância que terá para a economia.

O rugby no país vive um conflito que poderia ser classificado como uma guerra civil. 
Há uma briga entre a federação e o público sobre qual é a maneira certa de organizar o rugby profissional dentro de País de Gales. 
Actualmente são quatro equipas, organizadas por regiões e situam-se nas cidades de Cardiff, Llanelli, Newport e Swansea.

Os quatro (Blues, Scarlets, Dragons e Ospreys) jogaram no Pro 12 contra equipas da Escócia, Itália e Irlanda. Os fãs não estão nada satisfeitos com a situação e a competitividade das equipas não está a um nível adequado para chegar aos Quartos de Final da Champions Cup.

Mesmo assim a selecção cresceu com a redução do número de equipas do antigo Premiership Gales que contou com nove conjuntos. 
De facto, o País de Gales venceu o Grand Slam do Seis Nacções em 2004, 2008 e 2012 e também foi campeão em 2013. Também chegou às Meias Finais do mundial de 2011, a primeira vez deste 1987.

Os jogos da selecção sempre contam com o público. 
O estádio nacional, o Millennium Stadium geralmente está muito perto da capacidade máxima quando Gales joga em casa. 
Pelo contrário, os quatro regiões não conseguem lotar seus estádios que são significativamente menores. O melhor sendo Liberty Stadium na cidade de Swansea que tem uma capacidade de 20,000 lugares.

A PrevisãoO País de Gales não planeou muito bem o Campeonato do Mundo. 
Quando jogou em casa no final de 2012 e perdeu contra todos - Argentina, Austrália, Nova Zelândia e Samoa - seu ranking mundial sofreu tanto que caiu fora dos oito melhores do mundo. 
Como o World Rugby (antigo IRB) congelou o ranking de Dezembro de 2012 para distribuir os grupos, isso para Gales foi um desastre.

Gales teve titulares no campo em três dos quatro jogos referenciadas mas entrou com suas reservas contra Samoa e pagou o preço - ficou junto com Austrália e Inglaterra no fase grupal. 
Além disse também terá que jogar contra Fiji, uma equipa que historicamente tem dado muito trabalho ao País de Gales.

O País de Gales abrirá sua campanha contra o Uruguai, um jogo novo para as duas equipas. 
Será no Millennium Stadium, uma situação não agradável para as visitas e também não para o desporto. De facto a Austrália reclamou junto da World Rugby em 2013 para não ter que jogar contra o País de Gales em Cardiff e os organizadores responderam - o jogo será em Twickenham.

Para o Uruguai não será justo e também não para as Fiji. 
Os jogos em casa serão os dois menos complicados, porém o País de Gales jogará em Londres contra a Inglaterra e a Austrália. 
Em outras palavras nenhum jogo será numa cidade nova para os jogadores, uma realidade triste considerando o grande jogo entre o País de Gales e as Fiji no mundial de 2007 na cidade de Nantes.

Depois de vencer seu primeiro jogo o País de Gales tentará tudo para vencer contra Inglaterra. 
Gales terá condições de vencer porém os ingleses entrarão como favoritos. A Inglaterra já ganhou contra o País de Gales este ano e o jogo foi no País de Gales.

O terceiro jogo, contra Fiji, será um jogo não só para ganhar mas também para marcar pelo menos quatro ensaios e manter uma defesa sólida. 
Será igual contra o Uruguai mas contra a Austrália e a Inglaterra vencer será a meta.
Considerando quem são as equipas no grupo as calculadoras podem ser necessárias no final da fase.

O País de Gales ganhou oito dos dez jogos contra Fiji e 56 dos 126 jogos contra Inglaterra mas apenas 10 dos 38 contra Austrália. 
Para conseguir sair do grupo da morte, o País de Gales terá que vencer três vezes.

O País de Gales será eliminado na fase de apuramento, terminando em terceiro lugar no seu grupo.


6 comentários:

Duarte disse...

Podem ver o resumo do Toulon vs. Clermont aqui:

http://www.rctoulon.com/accueil

O Pedro Bettencout jogou a 15.

Claudio disse...

Foto para o album !!
http://www.lamontagne.fr/auvergne/actualite/2015/08/08/clermont-a-beaucoup-travaille-sa-defense_11544844.html

Claudio disse...

Mais uma :

http://www.lamontagne.fr/auvergne/actualite/2015/08/08/clermont-a-beaucoup-travaille-sa-defense_11544844.html

Claudio disse...

http://www.sports-auvergne.fr/rugby/asm/2015/08/09/des-jeunes-et-des-recrues-deja-dans-le-grand-bain_11545331.html

Claudio disse...

http://www.sports-auvergne.fr/rugby/asm/2015/08/09/retour-sur-le-match-amical-rct-asm_11545341.html

Duarte disse...

Qd é que eles jogam contra o Glasgow?