22 de agosto de 2014

RUGBY PROFISSIONAL DA EUROPA SEM EQUIPA PORTUGUESA

São já conhecidos os calendários definitivos das duas competições profissionais de rugby da Europa, que substituem as "reformadas" Heineken Cup e Amlin Challenge Cup, e nenhuma equipa portuguesa participará nelas na época 2014-15.

A partir deste ano as provas serão disputadas com um mesmo formato de cinco grupos de quatro equipas, jogando entre si a duas mãos, apurando-se as cinco vencedoras e as três melhores segundas classificadas para a fase eliminatória, sabendo-se desde já que as finais terão lugar nos dias 1 de Maio, no Twickenham Stoop a da European Rugby Challenge Cup, e a 2 de Maio no estádio de Twickenham a final mais importante, da agora denominada European Rugby Champions Cup.

Em relação ao que se conhecia desde Abril, e que foi divulgado aqui no Mão de Mestre, a única alteração – e não por acaso – diz respeito ao torneio de qualificação que iria apurar os dois últimos participantes na Challenge Cup, e que deixou de existir nos termos em que se tinha falado para se resumir agora a uma dupla eliminatória entre duas equipas italianas, uma romena e – novidade – uma georgiana.

Afinal – e isso sim, é preocupante – a ideia que passa é que a FIRA-AER não conseguiu ser parte do processo em nenhuma das suas fases, e esta chamada de uma equipa romena e de uma equipa georgiana não deixa de ser uma esmola, mesmo tendo em consideração que envolve representantes das duas federações que mais se têm distinguido ao longo dos anos, logo abaixo das que se apresentam no Torneio das Seis Nações.

Então, clarificada esta questão, com a decisão final sobre as duas últimas participantes na Challenge Cup a ser tomada nos fins de semana de 20 e 27 de Setembro, com os italianos do Femi-CZ Rugby Rovigo e defrontarem os georgianos do Tbilisi Caucasians, por um lado, e por outro a outra equipa italiana do Cammi Rugby Calvisano a bater-se com os romenos do Bucharest Wolves,  aqui fica o calendário das duas provas, que se iniciam em 16 de de Outubro e terminam com a realização da grande final no dia 2 de Maio na catedral do rugby mundial, o Twickenham Stadium.

FASE DE GRUPOS
Dia 1: 16/17/18/19 Outubro 2014
Dia 2: 23/24/25/26 Outubro 2014
Dia 3: 4/5/6/7 Dezembro 2014
Dia 4: 11/12/13/14 Dezembro 2014
Dia 5: 15/16/17/18 Janeiro 2015
Dia 6: 22/23/24/25 Janeiro 2015

FASE ELIMINATÓRIA

Quartos de final: 3/4/5 Abril 2015
Meias finais: 17/18/19 Abril 2015

FINAIS - LONDRES 2015
European Rugby Challenge Cup - Twickenham Stoop; Friday, 1 Maio 2015 (19.45)
European Rugby Champions Cup - Twickenham Stadium; Saturday, 2 Maio 2015 (17.00)

Mais informação em www.epcrugby.com

5 comentários:

Leonardo disse...

Para o bem do Rugby em Portugal, a FPR devia apresentar um equipa (como no ano passado) no European Rugby Challenge Cup.
A diferença de nível de jogo com georgianos e romenos vai aumentar...

Os jogadores tem preciso desses jogos contra grandes jogadores (Stade Francais no passadoo) para aprender e tambem se amostrar o Europa... O Pedro Bettencourt Avila é um bom exemplo. Ele nunca tinha conseguido arrumar para o Clermont si nao tivesse jogado no Challenge Cup no ano passado.
Esses grandes da Europa nunca viu ou mandam emissarios para supervisionar os nossos jovem !

Anónimo disse...

Penso que não é uma questão de a FPR não querer mas sim de não os deixarem.

Anónimo disse...

A FPR foi sondada e não quis, mas provavelmente não quis por causa de não haver dinheiro. Se assim foi, fez bem.

A nossa participação seria importantíssima, mas era preciso que houvesse dinheiro.

Miguel disse...

Tendo em conta a nossa prestação no ano passado, penso que até a própria Amlin cup só fica a ganhar com a nossa ausência e entrada dos campeões romenos ou georgianos. Claro que também precisamos desses jogos para evoluir, mas não devíamos esperar que hajam milagres quando a nossa liga está ao nível da 4ª divisão francesa. E o futuro próximo não parece ser muito melhor.
Aproveito já agora para que o nosso staff dos Lobos não se esqueça do abertura do Brive Thomas Laranjeira e o segunda linha do Lyon Steevy Cerqueira.

Anónimo disse...

Não são os campeões da Roménia e da Geórgia quem vai participar.

São selecções dos melhores jogadores desses países, a jogar no país.