20 de fevereiro de 2011

O SÁBADO DO RUGBY EM PORTUGAL

ENQUANTO NOS SUB-16 E NOS SUB-18 DIREITO MANTÉM A LIDERANÇA APÓS VITÓRIAS SOBRE O CDUL nos Sub-21 são os universitários que continuam à frente da tabela classificativa, depois de terem vencido o Cascais.

Com os Académica-CDUP em Sub-16 e Sub-18 a serem disputados amanhã, apenas no grupo dos mais novos a resultado pode alterar a ordem das equipas na tabela, caso a equipa de Coimbra vença a partida, já que nos mais velhos o resultado não vai incomodar nem Direito nem Cascais, que continua firme na segunda posição.



Nos Sub-21 o CDUL também não será afetado pelo resultado do Técnico-Direito, a realizar também amanhã.

No que diz respeito ao campeonato Feminino, não sabemos o resultado do jogo de hoje, o Agrária-Benfica, enquanto o Agronomia-CRAV foi adiado.

Finalmente em Seniores masculinos apenas se disputou a renomeada Taça Federação - aquela que andou todo este tempo à procura de Patrocinador - e dos jogos realizados o resultado mais marcante foi a derrota do Montemor em Coimbra por 137-6.

Apesar de ser conhecido o desnível entre as equipas da Divisão de Honra e as da Primeirona, o resultado demonstra que os alentejanos ainda não estão maduros para voos mais altos, apesar da excelente época que realizaram.

Mas se pretendem ter ambições de crescer ainda mais, tem que se tornar consistentes, e isto significa que não podem sofrer derrotas desta natureza com o quinto classificado da divisão principal.

Não basta ganhar folgadamente em Vila Real ou derrotar a Lousã, fazer um par de boas exibições e depois deitarem-se a gozar dos louros dessas vitórias.

Se querem ter pretensões de subir à Divisão de Honra, são obrigados a jogar sempre a 100%.

Não pode haver dias bons e outros nem tanto.

O finalista vencido da Divisão de Honra - o Belenenses - não conseguiu arranjar energia para viajar até Vila Real, e seria interessante saber o que as equipas da capital pensam que é o rugby, as competições nacionais, e as obrigações que elas têm em relação à comunidade em que se movimentam.

Ouvem-se muitas queixas, mas a verdade é que a malta de Lisboa não faz ideia do que sofrem e o que passam as equipas que são forçadas a viajar pelo menos duas vezes por mês para poderem jogar ao melão.

Mas uma coisa é certa, as provas e o rugby não são para se jogar no quintal da casa de cada um, se querem ser considerados e respeitados pela sua habilidade para a prática da modalidade, mas também pela sua atitude perante os adversários, por mais pequenos que eles sejam.

E se querem usufruir de regalias e benefícios que estão afastados da grande maioria das equipas nacionais, não se esqueçam que isso custa dinheiro - Academias, Centros de Alto Rendimento, apoios diversos e diversas mordomias - e que esse dinheiro é de todos nós.

Respeitem os vossos adversários, e demonstrem esse respeito jogando e jogando com seriedade em todas as circunstâncias.

Agronomia foi à Lousã derrotar a equipa serrana por 78-12, enquanto o Técnico derrotou o Cascais por 31-12 e o CDUL foi a Setúbal vencer por 23-10.

Amanhã disputa-se em Arcos de Valdevez um jogo interessante que vai pôr frente a frente a equipa que desce da Divisão de Honra para a Primeirona - o CRAV - e aquela que a vai substituir no mais importante dos campeonatos - o CDUP - enquanto o Benfica vai a Évora noutra partida que também deverá ser equilibrada.

Foto: João da Franca /R.C. Lousã

Leia Mais

1 comentário:

Estevão disse...

o Belem faltou ao jogo? se foi isso que percebi é vergonhoso! E a equipa deveria ser castigada. que falta de respeito.