3 de junho de 2010

SETE BOLAS CURTAS

VAI DECORRER ESTE FIM DE SEMANA O ROMA 7’S em que se realizarão três torneios: Seniores, Feminino e Veteranos, com a particularidade de estar anunciada a presença da seleção portuguesa feminina.

Ora segundo o comunicado da FPR publicado ontem no site federativo – confira aqui – as deslocações previstas para a nossa equipa feminina são a Madrid e Carcassone, não sendo feita qualquer referência a Roma.


No torneio principal de Roma está prevista a participação de equipas das federações de Espanha, França, Austrália e Itália, além de equipas de convite como o White Hart Marauders, o Fiji Uprising Beach Resort, o Mel’s Exiles de Gales e o USA Atlantis.
Nas senhoras, além da referência a Portugal, estão anunciadas as seleções da Colômbia, Espanha, França e Itália, além de algumas equipas de clube.
FOURIE DU PREEZ O MÉDIO DE FORMAÇÃO DOS BULLS E DOS SPRINGBOKS vai parar até ao final do ano devido a uma operação ao ombro a que vai ser submetido na próxima terça-feira.
Desta forma Du Preez vai falhar os jogos com a França e a Itália, o Tri-Nations e a digressão da África do Sul no próximo mês de Novembro, regressando apenas para a Super 15, a tempo de recuperar para o Mundial.
A decisão de fazer a cirurgia foi tomada depois de consultado um especialista e de terem chegado à conclusão que seria o mais adequado para chegar ao Campeonato do Mundo nas melhores condições.
Quem se perfila para ocupar o seu lugar é Ruan Pienaar que apesar de ter jogado a médio de abertura no sábado, é um especialista na posição e senhor de um pontapé tático quase tão bom como o de Fourie.
INDIA ESMAGA CHINA POR IMPRESSIONANTES 94-0 no jogo inaugural da Divisão 2 do Campeonato da Ásia, beneficiando claramente da imposição do governo chinês que exigiu que a equipa fosse constituída exclusivamente de militares.
O desinteresse das autoridades chinesas no rugby de XV pode ser uma indicação de que todos os esforços  e recursos destinados à modalidade serão dirigidos aos sevens, a exemplo do que parece acontecer também com a Coréia, mas não existem ainda elementos que possam confirmar definitivamente esta opção.
No outro jogo da jornada as Filipinas derrotaram a Malásia por 53-33, e ambos os jogos foram disputados à noite com temperaturas da ordem dos 40°.
A final desta Divisão será assim disputada entre a India e as Filipinas, sendo que o vencedor sobe à Divisão 1.
No jogo dos perdedores China e Malásia decidem quem fica na Divisão 2 e quem desce para a Divisão 3.
RECENTE VENCEDOR DA TOP 14 FRANCESA O CLERMONTAUVERGNE prepara já a próxima época, que naquelas paragens já estará a pleno gás logo no início de Agosto.
Com uma despesa salarial na ordem dos 19 milhões de euros, o Clermont ocupa o terceiro lugar na escala dos gastadores, mas não se prevê um aumento da despesa com jogadores, apesar da confirmada contratação do All Black Sione Lauaki (28 anos, 1, 92 m, 118 kg) e do talonador dos Crusaders Ti’i Paulo (27 anos, 1,83m, 110 kg).
Assim como foram poucas as contratações, também não são muitas as saídas, e sabe-se agora que Julien de Sousa Bardy, o internacional português, vai continuar no clube que aponta como grande objetivo para a próxima época a conquista da Heineken Cup.
Soubemos que Bardy se encontra em Portugal, mas não foi possível descobrir se está apenas de férias ou se esta deslocação tem alguma coisa a ver com rugby e seleções, já que ninguém acredita que Julien pense sequer em trocar um Clermont vencedor por qualquer clube português.
AS ILHAS FIJI FORAM FORÇADAS A PROCEDER A DUASALTERAÇÕES na equipa que vai defrontar a Austrália no sábado, já que dois dos seus jogadores não conseguiram autorização para entrar no país dos cangurus.
Na verdade, na seqüência do golpe militar de 2006 que destituiu um governo eleito democraticamente, a Austrália passou a recusar a entrada a qualquer fijiano conectado com os militares golpistas por qualquer forma.
Foi o que aconteceu agora, já que o pilar Alefoso Yalayalatabua e o formação Nikola Matawalu, pertencem à Marinha das Ilhas Fiji.
O pilar Vesi Rarawa e o antigo internacional de sevens Rupeni Nasiga foram chamados à última hora para preencher os lugares vagos.
O TALONADOR POLOTA-NAU RECEBEU O PRÉMIO de melhorjogador  dos Waratahs em resultado de uma votação realizada no decurso dos 13 jogos disputados na Super 14 deste ano.
Esta votação é realizada entre todos os jogadores da equipa, que votam atribuindo 3, 2 e 1 pontos aos três melhores companheiros, jogo após jogo.
Polota consegui um total de 252 votos, logo seguido de Drew Mitchell com 221, conquistando o prémio e o reconhecimento dos companheiros pela primeira vez desde que se juntou ao clube em 2006.
O momento decisivo da votação ocorreu no jogo da meia final, em que a extraordinária exibição do talonador lhe garantiu uma votação massiva e a conquista do primeiro lugar.
COMEÇA NO SÁBADO O MUNDIAL DE JUNIORES NA ARGENTINAcom a participação das melhores 12 equipas do Mundo em ação.
Depois do Troféu Mundial que terminou no passado fim de semana em Moscovo, com a vitória da Itália, vamos agora assistir à 1ª Divisão do escalão.
E digo “ver” porque só não verá quem não quiser, já que a IRB, numa atitude inédita, disponibilizou a transmissão via internet, que você pode acompanhar aqui.
Para poder assistir às partidas, é necessária a última versão do Microsoft Silverlight, que você pode instalar aqui.
Veja o quadro dos jogos.

Sem comentários: