26 de fevereiro de 2010

RANKING DA IRB - O SOBE E DESCE DOS PONTOS

NA VÉSPERA DE MAIS UMA JORNADA DO CAMPEONATO DA EUROPA, enquanto os Lobos se preparam para uma sessão de treino, já na Alemanha, vamos dar uma vista de olhos ao Ranking Oficial da IRB, e às alterações decorrentes dos últimos encontros.

Começamos por esclarecer um pormenor que justifica porque uma derrota de Portugal, frente à Rússia, não provoca alterações no ranking, e uma derrota contra a Geórgia faz com que os Lobos vejam a sua pontuação baixar, e a dos georgianos subir.


Existe no regulamento do Ranking uma norma que define que jogar em casa é uma vantagem, pelo que se somam três pontos ao total de pontos que a equipa visitada tem no próprio Ranking.

E existe uma outra norma que diz que, sempre que a diferença de pontos entre as duas equipas seja superior a 10 pontos, o resultado do jogo não será considerado para o Ranking.

Desta forma quando jogámos contra a Rússia, somaram-se três pontos (o jogo foi na Rússia) aos pontos que a Rússia tinha, ou seja, aos 66,85 da tabela, juntaram-se três, totalizando 69,85.

Como Portugal tinha um total de 59,72 pontos, a diferença de pontos entre as duas equipas era superior a 10, não contando portanto, o resultado do jogo, para o Ranking global.

Com a Geórgia, que tinha à partida o mesmo número de pontos que a Rússia (66,85), foi Portugal que recebeu os três pontos por jogar em casa, o que transformou os seus 59,72 em 62,72 pontos, ficando a diferença entre as duas equipas, abaixo dos 10 pontos.

O resultado do jogo contou, assim, para o Ranking, provocando a subida da Geórgia de 66,85 para 67,44 pontos, e a descida de Portugal dos 59,72 para 59,13 pontos.

Como resultado dos jogos da sétima jornada do Europeu, a Geórgia e a Rússia ultrapassaram os Estados Unidos, que não jogou, e a Espanha foi ultrapassada pela Namíbia, apesar desta também não ter jogado.

E o jogo Romênia-Alemanha não foi considerado, pela tal questão de haver mais de 10 pontos a separar as duas equipas.

Para os jogos deste fim de semana, o Geórgia-Espanha não vai contar, mas o Alemanha-Portugal e o Rússia-Roménia contam sim.

Confira o Ranking.

Sem comentários: