DAS INFORMAÇÕES QUE CONSEGUI REUNIR, fica-me a ideia de uma certa desorganização no que respeita às competições internas da Rússia, com as regras dessas mesmas competições a serem alteradas praticamente todos os anos.
Da mesma forma, o numero de participantes na chamada Super Liga, única competição verdadeiramente nacional, é principalmente definido pela capacidade financeira dos clubes, e pela sua capacidade administrativa de se candidatarem à participação na prova.
Esta Super Liga normalmente tem uma primeira fase disputada regionalmente, mas essa fase regional tem apenas a ver com a preocupação de poupar dinheiro, e não é um princípio estratégico de desenvolvimento.
As receitas dos clubes são, praticamente em exclusivo, constituídas por fundos governamentais ou das autoridades regionais.
No ano passado a Super Liga foi disputada numa primeira fase “regional”, e depois os seis melhores classificados jogaram uma segunda fase. Diz-se no entanto, que para o este ano – a começar em Abril - se regressará a um sistema, que já foi utilizado, de duas divisões nacionais.
Entretanto existem competições regionais, como por exemplo o Campeonato de Moscovo, mas não existe nenhuma relação de acesso e despromoção com a Super Liga.
Também não existe uma competição do tipo Taça, e aquela que se chama Rússia Cup, é uma prova disputada apenas entre as quatro melhores equipas da fase final da Super Liga, mas independente desta.
Na base do “diz-se”, parece que a tendência mais recente é para a formação de competições regionais nos Distritos Federais, a muito breve trecho.
Como se vê, uma situação pouco clara, que pouco abona a favor do Rugby na Russia.
Sem comentários:
Enviar um comentário