16 de junho de 2018

PORTUGAL NA ALEMANHA - A CAMINHO DO ORIENTE?

Um ano cheio de imprevistos e situações que envergonham todos os que gostam de rugby está a chegar ao seu termo, para nós portugueses marcado por dois encontros com adversários inesperados que vão provavelmente - pelo menos em parte - provocar um futuro que não estaria no pensamento de ninguém.

Se tudo tivesse corrido sem os tais imprevistos vergonhosos - refiro-me à utilização indevida de jogadores pelas selecções da Roménia, Espanha e Bélgica - seria natural que Portugal defrontasse na luta pelo apuramento para o Mundial do Japão, a equipa da Espanha, que ocupava a terceira posição na tabela classificativa do Campeonato da Europa 2018.


Mas, depois de aplicados os castigos pela utilização indevida de jogadores, com a Bélgica a perder 10 pontos na tabela, a Espanha a perder 20 pontos, e a Roménia a perder 25 pontos, Portugal vai defrontar a Alemanha, que, apesar de ter perdido todos os jogos realizados na época, subiu ao terceiro posto, com zero pontos na bagagem...

Ora, se não fossem os pontos negativos atribuídos, Portugal jogaria na mesma contra a Alemanha, mas só que esse jogo contaria para saber qual das duas equipas disputaria em 2019 o Campeonato da Europa, e qual disputaria o Troféu Europeu, e não para o apuramento do Mundial 2019.

Por ironia do destino, quando se pensava que Portugal tinha o caminho de acesso ao Campeonato da Europa dentro das suas possibilidades, eis que o novo adversário se chama Roménia, que mesmo desclassificado para o Mundial, não perdeu poder e é francamente favorito para esse play-off, que ainda por cima se disputa na Roménia...

Por outro lado, o caminho para o Mundial - que apresentava uma enorme dificuldade com a Espanha pela frente - de repente parece ter ficado mais acessível, embora se saiba que a Alemanha se vai apresentar com uma equipa bem forte - ainda que, segundo parece, pela última vez, já que quem paga a aventura germânica não parece disposto a continuar a pagar.

Então, com estas alterações, o acesso à fase seguinte do apuramento para o Mundial ficou de repente mais fácil, enquanto a possível subida ao Campeonato da Europa, ficou de repente bem mais difícil...

Veja no final do texto a classificação final do Campeonato da Europa.

Hoje em Heidelberg, Portugal defronta então a Alemanha, que vai contar com 14 (catorze) jogadores do Heidelberg RK que estavam impedidos de integrar a sua selecção nacional, devido ao diferendo entre o clube profissional e a federação alemã.
O Heidelberg, recorde-se, foi o vencedor do Continental Shield e disputará na próxima época a European Rugby Challenge Cup.

Mas Portugal também vai apresentar uma equipa refrescada, com a inclusão (finalmente!) de diversos jogadores que jogam no estrangeiro, embora sem a participação dos jogadores de Agronomia e Direito, castigados pelos incidentes verificados no jogo entre as duas equipas, a contar para as meias finais do Campeonato Nacional da Divisão de Honra (CN1).
De qualquer forma um excelente grupo de jogadores, que esperamos, sob a batuta de Martim Aguiar, tenham tido tempo de ganhar entrosamento e jogo de equipa para as dificuldades que se avizinham.

O vencedor do encontro terá depois outro desafio - em jogos de ida e volta - contra Samoa, um adversário que inspira mais respeito, na caminhada para o Japão....

Fique com a constituição do XV de Portugal para o pontapé de saída, que vai acontecer às 14 horas de Lisboa.

1- Francisco Fernandes (AS Béziers); 2- Duarte Diniz (Northern Suburbs RC); 3- Bruno Rocha (Técnico); 4- Jean Sousa (US Montauban); 5- Gonçalo Uva (Direito); 6- Salvador Vassalo © (Cascais); 7- Sebastião Villax (CDUL); 8- Jacques Le Roux (Birmingham Moseley RC); 
9- Manuel Queirós (Académica); 10- José Rodrigues (Agronomia); 
11- Adérito Esteves (Tarbes Rugby); 12- Vasco Ribeiro (Agronomia); 13- Rodrigo Freudenthal (Belenenses); 14- Tomás Appleton (CDUL); 15- Nuno Sousa Guedes (Direito)

No banco: 16- Bruno Medeiros (CDUL); 17- Nuno Mascarenhas (Cascais); 18- Geordie McSullea (CDUL); 19- Francisco Sousa (Cascais); 20- Francisco Vieira (Rotherham Titans RFC); 21- Manuel Vilela (Direito); 22- Cyrille Andreu (RC Aubenas); 23- João Taveira (Direito).


Sem comentários: