3 de julho de 2018

DUARTE AMÂNCIO LEAL

Fui surpreendido há poucos momentos com a notícia do falecimento de Duarte Amâncio Leal, um dos principais responsáveis pelo "renascimento" do Grupo Desportivo de Direito e pela organização técnica da Federação Portuguesa de Rugby nos finais dos anos 70.
Duarte Leal, o "tio" Leal, com a sua inseparável mala que transportava na bagageira do carro, onde se escondiam todos os segredos do GDD, pegou num grupo de irrequietos jovens que brincavam ao rugby, entre dois dias de farra, e transformou-os num dos maiores clubes de rugby de Portugal.

Na Federação Portuguesa de Rugby, como seu Diretor Técnico, abriu o caminho para que a formação se tornasse uma realidade, chamando técnicos de diversos clubes e de diversas cidades do País, a colaborarem na elaboração dos primeiros currículos de cursos de treinadores e árbitros.

Todos os seus quatro filhos jogaram rugby, e foi com certeza com enorme orgulho que os viu jogar, em particular no dia em que o Pedro envergou a camisa de Portugal pela primeira vez.

O professor Duarte Leal, formado pelo antigo INEF no seu primeiro curso de educação física, foi também um judoca de mérito, tendo feito parte da comissão que organizou e tornou realidade a Federação Portuguesa de Judo, da qual foi presidente, tendo representado as federações desportivas na Câmara Corporativa, nos finais dos anos 60.

À família enlutada deixo a expressão de grande amizade e consideração, e os meus mais sinceros sentimentos.

Sem comentários: