17 de março de 2018

DIREITO NAS MEIAS FINAIS DEIXANDO CDUL DE FORA

Vencendo o CDUL na derradeira jornada da Fase Regular da Divisão de Honra (CN 1) por 23-14 - evitando assim o bónus defensivo dos universitários - o Direito garantiu a presença nas meias finais da principal competição nacional de rugby, defrontando, na Tapada, Agronomia que terminou esta fase da prova na primeira posição, vencendo no último dia a Académica, em Coimbra, por 23-8.

O Belenenses foi o segundo classificado, derrotando hoje o Cascais por 48-15, e este encontro vai repetir-se nas meias finais, já que os cascalenses terminaram a Fase Regular na terceira posição.


O Direito foi a surpresa do apuramento, depois de uma prova em que a sua presença foi bastante modesta, mas a verdade é que acabou conseguindo o mesmo número de vitórias do terceiro classificado (Cascais) embora com menos dois pontos na tabela, em função do número de bónus obtido.
Mas também teve o mesmo número de derrotas do quinto classificado (CDUL) conseguindo o apuramento no diferencial de pontos marcados/sofridos, já que na tabela as duas equipas ficaram com o mesmo número final de pontos.

Os jogos das meias finais estão marcados para o final de semana de 14/15 de Abril, e a final está prevista para o dia 21 de Abril.

GRUPO B TERMINA SEM SURPRESAS
A derrota do Montemor no Porto, frente ao CDUP, por 32-17, e a vitória do Técnico em Évora por 45-7, determinaram que os portuenses ficam automaticamente apurados para a divisão principal do rugby nacional na época 2018-19 - partindo do princípio que não haverá nenhuma alteração ao formato previsto - depois de uma Fase Regular em que venceram todas as 10 partidas que realizaram, enquanto os engenheiros terão que defrontar o vencedor da Primeirona (CN 2) na luta pela última vaga entre os melhores.

Quanto às restantes quatro equipas - Montemor, Benfica, Lousã e Évora - o destino também está traçado, e todas elas serão encaminhadas para a Primeirona, "empurrando" outros tantos conjuntos para a Segundona.

Isto, claro, se não houver nenhuma réstea de bom senso na direção federativa, e não se faça uma alteração de última hora no formato que está previsto, e que constitui a maior patetice dos últimos anos do rugby nacional.

Hoje na Lousã teve lugar o último jogo da jornada, com o Benfica a vencer a Lousã por 22-21, depois de durante a manhã se ter realizado um desafio entre as velhas glórias dos dois emblemas, que terminou com todos os participantes à volta de uma mesa...
Felizmente ainda vai havendo surtos de espírito aqui e ali...





Sem comentários: