8 de abril de 2016

RUGBY CLUBE DE BORBA REAGE A AFASTAMENTO DAS MEIAS FINAIS

Comunicado Clube Rugby de Borba Impedimento de disputa da fase final do Campeonato Nacional de Rugby da 2.ª divisão.
Como é do conhecimento público, o Clube Rugby de Borba conquistou o acesso à fase final do Campeonato Nacional de Rugby da 2.ª divisão, terminando a fase regular da prova com 52 pontos. O CRB apenas foi derrotado pelo Rugby Clube de Loulé, somando vitórias em todos os restantes jogos.
Na passada segunda-feira, dia 4 de Abril, a Federação Portuguesa de Rugby divulgou no seu site, os jogos da fase final do Campeonato Nacional de Rugby da 2.ª divisão. Nesta publicação pode verificar-se que o adversário do Rugby Clube da Bairrada será a AEFCT e não o Clube Rugby de Borba.

O Clube Rugby de Borba foi informado pela Federação Portuguesa de Rugby, via telefone, que estaria afastado da fase final do Campeonato Nacional de Rugby da 2.ª divisão. A FPR transmitiu ao CRB que o motivo deste impedimento se devia ao facto do Clube Rugby de Borba "ser clube satélite do Rugby Clube de Montemor". Segundo o Regulamento para Clubes Satélites, mais concretamente no artigo 7.º: “Os Clubes Satélites não podem participar nas fases finais das provas em que participam e que lhes permita o acesso à divisão em que se encontra o Clube principal.” Este regulamento está em vigor na presente época 2015/2016.
No dia 29 de março de 2016, o CRB entrou em contacto com a FPR, via e-mail, no sentido de efetuar a marcação do jogo da meia final em Borba. A resposta da Federação foi clara, o CR Borba, jogando em casa, poderia avançar o dia e hora para a realização do jogo da ½ Final do CN 2.ª Divisão. Ficou então definido que o jogo seria dia 9 de Abril, pelas 15h, em Borba.
Um dia depois, dia 31 de março, fomos contactados pela FPR, via telefone, sendo-nos transmitido que afinal não poderíamos disputar a fase final do campeonato, pelo motivo já relatado acima.
O que se terá passado para que, num dia o jogo esteja devidamente autorizado e no dia seguinte nos seja impossibilitada a realização do mesmo?
Perante o referido, o Clube Rugby de Borba vem oficialmente comunicar e expor o seguinte:
O CR Borba celebrou um acordo com o RC Montemor na época 2013/2014, mais precisamente no dia 30 de Maio de 2013. Este protocolo de cooperação teve como base a boa relação e a convergência desportiva entre os dois clubes. À data, o CR Borba iniciava o seu percurso no CN da 2.ª divisão e o RC Montemor competia na Divisão de Honra.
Neste protocolo pode ler-se “cada um dos clubes (RCM e/ou CRB), pode, sem necessidade de haver consentimento do outro, proceder ao cancelamento da relação clube principal - clube satélite.”
O Regulamento para Clubes Satélites em vigor na presente época desportiva, refere, no artigo 2.º, que “Os Clubes, Principal e Satélite, deverão comunicar, por escrito, essa relação à FPR até 30 de Setembro de cada época, sendo válida por 3 épocas, ao fim do qual terá que ser renovada. Poderá ser, no entanto, cancelada no final de cada época.”
O CR Borba vê então negada a possibilidade de disputar a fase final da prova, que conquistou com todo esforço e mérito, aparentemente por uma questão pura e dura do regulamento.
Vamos então a factos.
“Os Clubes, Principal e Satélite, deverão comunicar, por escrito, essa relação à FPR até dia 30 de Setembro de cada época.”
- Na época anterior e na presente época, o CRB não comunicou à FPR, por escrito, a renovação da relação de clube satélite do RC Montemor, assim como o RC Montemor não comunicou a relação de clube principal do CR Borba.
- Nos boletins oficiais da FPR não consta qualquer renovação da nossa relação. Não comunicando esta relação à FPR, ela continua a existir? Não nos parece.
“Poderá ser, no entanto, cancelada no final de cada época.”
- O CRB firmou a rescisão do acordo entre o Rugby Clube de Montemor e o Clube Rugby de Borba no final da época 2014/2015!
- O CRB não utilizou nenhum atleta do RC Montemor em qualquer jogo que disputou.
- No regulamento não existe referência à entrega de qualquer documento ou à comunicação, por escrito ou por outra via, da cessação do acordo.
- No final das competições nacionais da presente época, o Clube Rugby de Borba, mesmo conquistando o acesso à 1.ª divisão, poderia não estar na mesma divisão que o Rugby Clube de Montemor, uma vez que o RCM tem claras hipóteses de ascender à divisão de honra.
Como poderemos ser impedidos?
Uma coisa é certa: Este regulamento é dúbio e tem falhas de redação. Esta falta de clareza e de coerência não favorece, certamente, o râguebi português.
A nosso ver, estamos a ser alvos de uma tremenda injustiça. Perante os factos que apresentamos, o CRB ser impossibilitado de disputar a fase final, alegadamente, por questões do regulamento, é algo muito difícil de aceitar.
Este poderia ser um virar de página por parte da Federação Portuguesa de Rugby, assumindo que os regulamentos são desajustados, duvidosos, pouco esclarecedores e que em pouco favorecem a promoção da modalidade. Mas não.
Aguardamos, desde a passada sexta-feira, a reavaliação e a análise detalhada deste caso. Aguardamos um comunicado oficial, um esclarecimento, uma resposta, por escrito, por parte da Federação Portuguesa de Rugby. Não obtivemos nada até ao momento. Fomos bem persistentes, mas a verdade é que não fomos considerados nem respeitados como deveríamos ser.
Importante referir que o Clube Rugby de Borba não está contra nada nem ninguém. Temos todo o respeito pela Federação Portuguesa de Rugby e pela AEFCT, que irá disputar a meia-final do CN frente ao RC Bairrada. Não nos revemos em quaisquer comentários ou opiniões pessoais sobre o assunto. Não é essa a nossa postura. Defendemos os verdadeiros valores do rugby dentro e fora de campo.
A posição do Clube Rugby de Borba é bem clara. Queremos dar um forte contributo para o râguebi nacional. Queremos desenvolver o râguebi no Alentejo. Queremos promover a prática da modalidade em Borba e nos concelhos vizinhos. Queremos ser uma referência no râguebi nacional. Sentimos que somos capazes, sabemos como o fazer e que merecemos esse reconhecimento. Esta decisão da FPR favorece este querer, esta ambição? Não nos parece.
Nem falamos das dificuldades, das adversidades, no esforço, no sacrifício que fazemos e é necessário fazer para manter este pequeno (grande) clube no ativo, que sem apoios, mostra, a cada dia que passa, a sua capacidade de resistência, a sua humildade, a sua enorme qualidade. Esta decisão por parte da Federação é justa? Dá garantia que o râguebi nacional está de boa saúde e que se recomenda? Não nos parece.
O regulamento deve ser cumprido? Claro que sim. Concordamos a 100%. Estará a ser devidamente cumprido? Não nos parece.
O Clube Rugby de Borba contesta a decisão da Federação Portuguesa de Rugby face a esta situação.
Para o CRB fica uma certeza: na próxima época seremos ainda mais fortes, mais determinados, mais focados, mais trabalhadores, mais unidos, mais equipa, mais e melhores atletas, treinadores e dirigentes. Se apenas depender de nós, estaremos, certamente, onde deveremos e merecemos: na fase final do campeonato nacional da 2.ª divisão!
O Clube Rugby de Borba é enorme! Isso, ninguém nos tira!
CLUBE RUGBY DE BORBA

1 comentário:

Paulo disse...

Resposta clara e esclarecedora do Clube de Rugby de Borba, a mais um escândalo, que infelizmente, parece estar a tornar-se comum no nosso desporto.
A Federação Portuguesa de Rugby prefere privilegiar, à luz duma interpretação dúbia dos regulamentos, quem não conseguiu conquistar demonstrar dentro de campo, o mérito de participar nas meias finais do Campeonato Nacional.
Aproveito para enaltecer todo o trabalho que tem sido desenvolvido pelo Clube de Rugby de Borba, que tenho acompanhado desde os primeiros momentos, e a forma elevada como tem reagido a esta situação, no fundo demonstrando os princípios pelo que o Rugby se rege, e que deviam ser defendidos por quem dirige.
É pena que a verdade desportiva seja desprezada desta forma...