6 de janeiro de 2011

A SITUAÇÃO DOS DIVERSOS CAMPEONATOS FORA DE PORTAS

AS EQUIPAS FRANCESAS QUE ESTÃO TÃO ENVOLVIDAS COMO AS BRITÂNICAS NOS SEUS CAMPEONATOS INTERNOS conseguem passar o inverno sem atrasos nas provas, sem jogos adiados.

Assim, a ProD2 que disputou a última jornada (15ª) nos dias 18 e 19 de Dezembro (ver quadros) vai retomar os seus trabalhos neste fim de semana, com a realização da 16ª etapa, como a Top-14 que depois de duas semanas de interrupção com as competições europeias, recuperou o tempo perdido com jogos na quarta feira 29 de Dezembro, e de novo, no fim de semana que passou.


Sem grandes novidades, (ver quadros) de notar que o Toulon, que tinha perdido a quinta posição na quarta feira, recuperou o seu estatuto e regressou ao grupo dos classificados, no mesmo quinto lugar.

No grupo das quatro últimas, o Bourgoin continua firme no último lugar, e Agen, La Rochelle e Brive vão alternando entre a 11ª e a 13ª posições.

Stade Français e Perpignan - dois dos nomes mais sonoros do rugby francês - não conseguem sair da 9ª e 10ª posições, apesar de conseguirem manter a distância para os últimos. Apenas o empate concedido pela equipa de Paris na deslocação a La Rochelle surpreendeu, mas sem consequências na tabela.

Entretanto em Inglaterra o panorama é bem diverso, e se a jornada que teve lugar no último fim de semana se realizou por completo, o mesmo não se pode dizer das duas anteriores, que deixaram, no conjunto, seis jogos por realizar (ver quadros).

A análise da tabela classificativa fica assim prejudicada, e o primeiro lugar a que o Leicester subiu, com um ponto de vantagem sobre o segundo, nada quer dizer, pois aquele segundo, o Northampton, tem dois jogos por realizar...

De resto apenas uma referência para o Gloucester que está fora do grupo dos apurados, mas com dois jogos em atrase e a cinco pontos de entrar de novo no grupo dos finalistas, vai com certeza ter ainda uma palavra a dizer na luta pelo título.

Na cauda da classificação, Sale Sharks, Newcastle Falcons e Leeds Carnegie continuam sem demonstrar capacidade de sair daquelas incómodas posições, com o Leeds a parecer confirmar-se como o lanterna vermelha, apesar dos jogos que estas equipas têm em atraso.

Enquanto isso em Espanha o CR La Vila continua sossegadamente na liderança, com catorze pontos de vantagem sobre os segundos, o Cetransa El Salvador e o Bizkaia Gernika, e quinze sobre o Ordizia que tem um jogo em atraso (ver quadros).

Apesar de faltarem cinco jornadas para o final da competição, dificilmente o CR La Vila deixará fugir a vitória - recordemos que o campeonato espanhol não tem play off final.

Esta semana todas as competições estão de volta em grande força e o Mão de Mestre vai continuar atento e actualizando as respectivas tabelas - consulte anossa Agenda.

Sem comentários: