31 de agosto de 2010

PREMIERSHIP, DIVISIÓN DE HONOR, MAGNERS LEAGUE VÃO COMEÇAR

SEMANA BEM CHEIA DE RUGBY COM AS MEIAS FINAIS DO MUNDIAL feminino e a quarta jornada do Top-14 na quarta-feira, e o início da Premiership na Inglaterra, e da División de Honor em Espanha, no sábado.

A juntar a estas competições nacionais, começa também a Magners League, este ano alargada a 12 equipas, com a entrada de duas italianas, enquanto prossegue a ProD2 (Jornada 2) e a Top-14 (Jornada 5).





Em Espanha, depois de disputada a Super Copa, no passado fim de semana, com a vitória do VRAC Quesos Entrepinares sobre o Cetransa El Salvador por 13-8, tem início a mais importante competição nacional, com o El Salvador a apresentar-se como principal candidato à vitória, repetindo o êxito do ano passado.

A propósito de Super Copa, uma referência para a equipa de arbitragem, que apesar de ser de Madrid era chefiada pelo internacional português João Mourinha, que divide a sua vida rugbística entre Espanha e Portugal.

Com uma equipa muito poderosa, apostada em fazer boa figura na Amlin Challenge Cup, a equipa de Valladolid foi buscar, entre outros, o internacional português Juan Murré, e espera conseguir vencer pelo menos um jogo na competição européia.

Como principais concorrentes ao campeonato de Espanha, aponta-se o CR La Vila e o Cajasol R Ciências (*), com quem aliás o Cetransa joga logo na primeira jornada, além do VRAC Q Entrepinares, exaltados com a vitória na Super Copa.

De salientar que a División de Honor, disputada por 10 equipas, a duas voltas, é, de todas as competições que nós seguiremos, a única que não tem Play-Off, encontrando-se o vencedor diretamente no final das 18 jornadas.

(*) Partindo do princípio que a equipa de Sevilha conseguirá resolver os seus problemas financeiros, e manter o plantel.

A primeira competição européia de clubes a dar o pontapé de saída, é a Magners League, que passou de 10 para 12 equipas, com a entrada das italianas Aironi Rugby e Benetton Treviso, havendo uma enorme expectativa em relação a estas equipas e o que elas serão capazes de fazer entre escoceses, galeses e irlandeses.

E logo no primeiro dia o Treviso recebe os galeses do Scarlets, e o Aironi viaja até à Irlanda para defrontar o Munster.

Veja o quadro das finais do ano passado, em que o Osprey’s se sagrou campeão ao derrotar o Leinster na final.






Entretanto prossegue a Top-14, com duas jornadas esta semana, a primeira na quarta-feira, quando o Montpellier de Gonçalo Uva joga em casa com o líder Toulouse, e o Clermont vai a Paris defrontar o Racing Metro, estando previsto o regresso de Julien Bardy ao XV inicial.

Nesta jornada de meio da semana, destaque para a viagem do Biarritz a Perpignan e do Castres a Paris para defrontar o Stade Français, enquanto o Bourgoin recebe o Agen.

Nos restantes jogos o Toulon viaja para defrontar a La Rochelle e o Bayonne recebe o Brive do Jonathan Leite, que sofreu um rude golpe esta semana com a contratação do médio de formação argentino Agustín Figuerola, para substituir o lesionado Jean-Baptiste Pejoine.

Jonathan que espreitava uma oportunidade para demonstrar o seu valor, viu-se assim preterido e mais longe da estréia na Top-14.





Quanto ao fim de semana, temos o confronto do Clermont com o Montpellier, nua jornada que pode isolar ainda mais o Toulouse na liderança, depois de jogar com o La Rochelle

O Brive recebe o Toulon, enquanto o Biarritz recebe o Stade Français e o Perpignan visita o Agen.
Finalmente o Bayonne vai jogar a casa do Bourgoin e o Racing Metro viaja até Castres.

Para a ProD2, que vai ter a Jornada número 2, o Colomiers de Cristian Spachuk recebe o Mont de Marsan, o Pau de Lionel Campergue e Samuel Marques recebe o Auch, e o Saint Etienne de Fábio da Silva e Adérito Esteves recebe o Oyonnax.

Quanto a Adérito Esteves, que passou a semana a fazer os exames médicos necessários, não deve ainda poder jogar, a menos que os franceses recebam a documentação em falta, a emitir pela FPR, em tempo útil para a jornada.





Finalmente em Inglaterra a Aviva Premiership também vai começar, e como já é tradição a competição arranca com o London Double Header, disputado em Twickenham no sábado.

É um dia especial, com o Wasps-Harlequins e o London Irish-Saracens a servirem de pano de fundo à festa dos 70.000 espectadores que vão encher o estádio mais famoso do mundo.

Quanto ao resto apenas se pode dizer que os atuais campeões, o Leicester, o Saracens, o Bath e o Wasps constituem o núcleo dos principais candidatos ao título, mas o equilíbrio geral é muito grande, e apenas o Exeter Chiefs parece à partida, um degrau abaixo da concorrência.

Recorde o que se passou nos últimos jogos da Premiership - então patrocinada pela Guinness - em 2009-10.






Com exceção da ProD2, que apenas seguimos para dar informação dos jogadores portugueses em França, pode ver o calendário destas provas nas páginas próprias, clicando nas etiquetas por baixo do cabeçalho do blog.

Sem comentários: