17 de agosto de 2010

7 BOLAS CURTAS

O CLIMA ESQUENTA NOS MARES DO SUL, ONDE BLACKS, WALLAS E BOCKS TEM CONSEGUIDO equilibrar os seus interesses individuais, em prol duma idéia de poder tri-partido, consubstanciada na constituição dum organismo supra nacional que tem gerido o rugby da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. – a SANZAR.

Claro está que esta gestão não tem sido pacífica ao longo dos anos, mas desta vez parece que os sul africanos estão dispostos a partir a louça, e ameaçam não continuar com a Super 14/15 e o Tri/Quatro Nações, após 2015, ano em que os contratos de transmissão televisiva em vigor, terminarão.


Será que isto tem a ver com aquilo que os Spingboks consideram “perseguição” pelos árbitros nos jogos já realizados no Tri Nações deste ano, e nos inquéritos abertos e castigos aplicados fora de campo aos seus jogadores e ao seu treinador?
.
ENTRETANTO A FEDERAÇÃO SUL AFRICANA faz esta demonstração de desagrado e de força, todo o rugby da SANZAR está debaixo de um cerrado ataque por parte de um grupo de investidores também sul africanos, que ameaça tomar as rédeas do rugby na região, impondo um novo esquema de competição, que pode mesmo mudar a cara do nosso jogo, caso a ideia vá para a frente.

Claro está que a International Board e as tradicionais federações tem sido completamente contra a proposta, mas a auto denominada World Rugby Corporation adiantou já que pretende criar oito franquias super poderosas que seriam as proprietárias dos clubes e os jogadores envolvidos estariam em permanente “leilão”, podendo representar uma equipa durante um determinado e curto espaço de tempo, e depois ser “comprado” por uma franquia concorrente.

Se tudo correr como os rebeldes querem, a nova competição terá lugar já em Janeiro de 2012, e a mais significativa mudança tem a ver com a duração dos jogos, que passarão a ser disputados em dois meios tempos de 20 minutos com dois minutos de intervalo...
.
ENQUANTO ISSO A SAMOA PREPARA-SE para albergar o torneio regional da Oceania de sub-19, que apura o campeão da região e em simultâneo o representante das Ilhas do Pacífico no Troféu Mundial da categoria de 2011, a disputar nos Estados Unidos.

Com a participação das seleções da Papua Nova Guiné, Ilhas Cook, Tahiti, Vanuatu, Samoa Americana e Samoa o torneio disputa-se de 23 de Agosto a 3 de Setembro, e a equipa da casa é obviamente a principal favorita.

As equipas serão separadas em dois grupos, Papua, Vanuatu e Ilhas Cook de um lado, e Tahiti, Samoa Americana e Samoa do outro, para no último dia da prova os primeiros de cada grupo decidirem o vencedor da prova, os segundos jogarem pelo terceiro lugar, e os terceiros de cada grupo tentarem a fuga ao último e desonroso lugar.
.
E SE NOS MARES DO SUL SE DISCUTEM GRANDES PROJETOS, cá em casa foi anunciado o cancelamento da deslocação da nossa seleção de Sub-17 ao torneio internacional de Brives, indicando-se como motivo desse cancelamento a dúvida em relação à qualidade da oposição, tentando evitar um desaire desportivo como foi a deslocação das nossas equipas feminina e sub-21 ao Carcassonne 7’s.

Depois do cancelamento do jogo que esteve previsto para os Sub-21 no Algarve, esta situação merece uma especial atenção da nossa Federação, já que não parece certo este marca desmarca, com as inevitáveis péssimas conseqüências nos jogadores e suas expectativas, e na própria imagem da modalidade.
.
PARA A NOSSA SELECÇÃO PRINCIPAL DE XV A FPR abriu concurso para a admissão de um manager, e Francisco Martins, até agora manager das duas selecções, de XV e de VII, parece ficar apenas como diretor da equipa de sevens.

No anúncio da FPR não se indicaram as condições do concurso, nem as condições da prestação do serviço, ficando apenas a descrição das funções do novo quadro federativo, conforme pode ver no nosso Diário da Federação.

No entanto a maior curiosidade quanto aos nossos Lobos continua a ser a escolha do novo treinador, que deverá ser indicado a breve trecho para poder começar a preparação da equipa para os jogos da janela de Novembro.
.
EM FRANÇA APROXIMA-SE A SEGUNDA JORNADA DO TOP-14 após a surpreendente vitória do Bayonne em Toulon, e da estréia a ganhar do La Rochelle.

Ainda na primeira jornada um especial destaque para o regresso de Julien Bardy à equipa do Clermont, apesar de ter jogado apenas uma meia parte, e do seu clube ter perdido.

Este final de semana o Stade Français tem uma tarefa simplificada frente ao La Rochelle3 e o Bayonne vai defrontar a Agen, num jogo de resultado imprevisível, enquanto o Perpignan vai a Brives.naquela que deve ser uma deslocação calma.

No País Basco o Biarritz recebe o Toulon que depois da derrota da semana passada pode representar um obstáculo complicado, e o turbinado Toulouse vai a Castres para conquistar os quatro pontos da vitória.

Deixei para o final os jogos das equipas do Montpellier frente ao Racing Metro e o Clermont com o Bourgoin, na esperança de vermos Bardy de novo no XV inicial dos Campeões de França, e Gonçalo Uva na lista dos convocados do Montpellier, que recebe o Racing Metro.

Consulte os mapas dos jogos e das classificações aqui.
.
NUMA DEMONSTRAÇÂO DO INTERESSE que os sevens despertam por todo o lado, estão já à venda os bilhetes para o Londres 7’s do próximo ano, a disputar no final de Maio.

A RFU oferece, a quem comprar o ingresso para o segundo dia da competição até ao final do mês, o bilhete para o primeiro dia.

Em 2010, durante os dois dias da prova, mais de 80.000 espectadores estiveram em Twickenham, e muitos deles aderiram às mascaras dos Super Heróis, animado e dando cor às bancadas mais famosas do mundo do rugby.

Menos ambiciosos, os organizadores do Torneio da Nova Zelândia que se realiza no primeiro final de semana de Fevereiro, apenas vão colocar os bilhetes à disposição dos interessados no dia 28 de Setembro...

Entretanto espera-se para as próximas semanas a informação de que equipas participarão em que torneios das Séries Mundiais da época 2010-11.

Esperemos que a cota destinada a Portugal tenha sido aumentada, depois das vitórias no Europeu e no Mundial Universitário.

Sem comentários: