8 de abril de 2011

AMLIN CHALLENGE CUP - OS QUARTOS DE FINAL




A EXEMPLO DO QUE FIZEMOS ONTEM EM RELAÇÃO À HEINEKEN CUP, apresentamos hoje a análise sobre os quartos de final da Amlin Challenge Cup feita por Victor Ramalho do Blog do Rugby brasileiro.

Victor é um especialista do rugby europeu e internacional e as suas crónicas são de grande qualidade e rigor.


Aqui fica a sua previsão para o fim de semana da Amlin Challenge Cup.

Victor Ramalho
Blog do Rugby
A Amlin Challenge Cup é a segunda principal competição interclubes européia, e chega à sua fase de quartos-de-final junto da Heineken Cup.
No próximo final de semana, oito equipes entrarão em campo em busca da segunda maior glória do continente. Algumas buscaram aquela que seria a maior conquista de suas histórias, como é o caso do pequeno francês La Rochelle, ou da ascendente Montpellier. Outras, buscarão a reabilitação ou o retorno às glórias continentais, como é o caso de Munster, London Wasps, Brive - campeões da Heineken Cup - e Stade Français.

A exemplo da Heineken Cup, a Challenge Cup provou a superioridade do Top 14 francês, com cinco dos oito classificados vindos da França. E, como na principal competição, os confrontos colocarão frente a frente os franceses, com o La Rochelle recebendo o Clermont e o Stade Français como anfitrião diante do Montpellier. Os ingleses classificados se enfrentarão e, para apimentar o confronto, a Inglaterra terá dois rivais de Londres se enfrentando: Harlequins e London Wasps. O único confronto entre equipes de países diferentes será entre Brive, da França, e Munster, da Irlanda.

Duelos franceses
La Rochelle e Clermont farão um confronto de dois times em momentos muito distintos. O Stade Rochellais vive um momento desesperador no Top 14, correndo sério risco de rebaixamento, ao passo que o Clermont se recuperou na briga por um lugar no mata-mata final com um massacre sobre o Biarritz. Se der a lógica, a vitória será do Clermont, muito superior.
Stade Français e Montpellier também vivem momentos muito distintos. Enquanto o Montpellier briga pelas primeiras colocações no Top 14, e tem o abertura François Trinh-Duc em alta, o Stade Français vive mais uma trágica temporada, já de fora do mata-mata, e suas oscilações deixam qualquer torcedor parisiense vermelho - a cor original do clube - de raiva. O título é essencial para ambos. Para o Montpellier seria uma prova do seu crescimento, e para o Stade Français seria um antídoto à sua decadência.

Temporada atípica
Estranhamento o Munster não está disputando o título da Heineken Cup. Restou ao gigante irlandês a Amlin Challenge Cup, e é com o intuito de fazer uma dobradinha com a Magners League que o Munster se dedicará à Challenge Cup. O adversário será o Brive, inferior tecnicamente, mas sedento por apagar a péssima temporada no Top 14. Os brivistas jogarão em casa, e terão o apoio de sua fanática torcida para desbancar os poderosos irlandeses. Tarefa difícil.

Clássico de Londres
Harlequins e London Wasps farão o confronto inglês da Challenge Cup. Os momentos dos dois são distintos. Os Quins vão bem, numa crescente na Avvia Premiership, brigando por um lugar na próxima Heineken Cup. Os Wasps estão em queda, e já temem perder, além das semifinais, a vaga na Heineken Cup. O jogo pela taça continental pode delinear melhor o futuro próximo de ambos, sobretudo no caso dos Wasps, para quem uma derrota pode ser a pá de cal. Da mesma forma, o título pode ser o que ambos precisam para alavancar no Campeonato Inglês e nas competições do ano que vem.

Sem comentários: