22 de agosto de 2009

UM PROJETO DE SUCESSO

Um projeto de sucesso para os sevens portugueses está ao alcance das nossas mãos.

Falei na última postagem da organização da época de sevens, e, em particular dos Campeonatos Nacionais de Sevens, nos vários escalões, e do Campeonato Inter Regional.

Hoje vou falar do que poderia ser o enquadramento técnico para pôr em movimento uma organização daquele tipo.

Vejamos a partir das seleções nacionais.
Naturalmente a equipa técnica deverá ter um vértice, chamemos-lhe um Treinador Chefe.


Depois, falamos da preparação de duas Seleções Nacionais, em masculinos, para a disputa de competições diferentes, e de uma Seleção Nacional Feminina.

Para cada uma delas será aconselhável a nomeação de um Treinador Nacional.

Teremos, portanto, ao nível das seleções Nacionais, três Treinadores Nacionais e um Treinador Chefe.
Mas antes de chegarmos às Seleções Nacionais, vamos ter, em masculinos, a preparação de oito seleções regionais.
É claro que cada uma delas vai precisar de um Treinador.
Teremos então, a este nível, oito Treinadores Regionais.
Olhando de repente parece uma equipa técnica muito alargada para um mês apenas de atividade.
Mas aí é que está.
Esta estrutura será aproveitada para alavancar todo o Projeto de Desenvolvimento dos Sevens, atribuindo a cada um daqueles técnicos uma vasta gama de tarefas.
Assim, e se pensarmos na quantidade de treinadores de clube que será necessário apoiar e preparar para conseguir reunir 64 equipas para participar nos torneios de apuramento do Campeonato Nacional de Sevens em Masculinos, talvez 24 equipas em Femininos, e outras tantas em Sub-19, então verificamos que aquela equipa técnica não vai ter tarefa fácil, nem muito tempo para descansar.
Apoiados nos Treinadores Nacionais e no Treinador Chefe, competirá aos Treinadores Regionais dar um suporte direto aos clubes, quer pela realização de ações de formação específica para treinadores e jogadores, quer pelo acompanhamento aos próprios treinos.
Aquela vivência com os clubes, seus técnicos e jogadores, e a observação dos diversos torneios de apuramento, vai permitir aos Treinadores Regionais a escolha dos jogadores que farão parte das Seleções Regionais.
Chegamos desta forma, ao Torneio Inter Regional, e às finais dos campeonatos Feminino e Sub-19.
E aqui entram os Treinadores Nacionais nas suas tarefas específicas de escolha de jogadores para as Seleções Nacionais, depois do apoio que foram prestando às tarefas próprias dos Treinadores Regionais.
Mais tarde serão eles a conduzir a preparação daquelas Seleções, sob coordenação do Treinador Chefe.
Quanto ao Treinador Chefe, ele será o último responsável pela preparação das seleções nacionais, coordenando e apoiando os Treinadores Nacionais, e, ao mesmo tempo terá a tarefa de definir um tipo de jogo para todas as equipas, regionais ou nacionais, preparando toda a equipa técnica para transmitir aqueles princípios - a estratégia geral das equipas Nacionais de Sevens.
Deverá ainda ser o responsável pela elaboração da documentação técnica de cursos e ações de formação que venham a ser realizadas.

Sem comentários: