19 de setembro de 2021

LUSITANOS ENTRAM A VENCER NA NOVA COMPETIÇÃO DE CLUBES DA EUROPA

Teve início este final de semana a Super Cup, nova competição de clubes na Europa, organizada pela Rugby Europe, com a participação de uma equipa portuguesa - Os Lusitanos - que entrou na prova com o pé direito, ao vencer os espanhóis da Castilla Y Leon Iberians por 24-19, com direito ao ponto de bónus.

Nas outras partidas da jornada inaugural os belgas da Brussels Devils foram derrotados pelos holandeses da Delta por 34-13, enquanto na Rússia o Enisei-STM derrotou o Lokomotiv-Penza por 22-6. O restante encontro da jornada (Black Lion - Tel-Aviv Heat) foi adiado para o dia 16 de Outubro.

Recorde-se que a Super Cup foi criada para permitir que equipas do terceiro escalão europeu possam ter atividade competitiva internacional, ajudando a criar uma maior base de recrutamento para as respectivas seleções nacionais.

Veja o quadro das equipas participantes na prova, que se divide em dois grupos regionais - Eastern e Western - para depois se disputarem meias finais (em Abril) e final (em Maio) entre as duas primeiras classificadas de cada grupo.


O quadro de resultados após o primeiro final de semana da prova, e a data dos próximos encontros é o seguinte:

Lembre aqui como se dividem as competições europeias de clubes, sabendo que enquanto a Rugby Europe controla a Super Cup, as restantes competições - Champions Cup e Challenge Cup - são controladas pela European Professional Club Rugby (EPCR):


Note-se que nas duas principais competições participam 14 equipas francesas, 13 equipas inglesas, quatro equipas do País de Gales e outras tantas da Irlanda, e duas da Escócia e da Itália.

Na Super Cup participam duas equipas russas e uma de cada um dos seguintes países: Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Geórgia e Israel. 

De acordo com as informações prestadas pela Rugby Europe, se tudo correr como planejado, após as duas primeiras temporadas a competição deve aumentar o número de equipas (até um limite de 16), estando já em análise a participação de conjuntos da Alemanha e da Roménia.

Sem comentários: