1 de agosto de 2019

ÉPOCA 2019-2020 APROXIMA-SE COM DH A RELEMBRAR O PASSADO

Com o regresso a um formato competitivo que foi utilizado no ano 2000-2001, e rapidamente substituído, a principal competição nacional já conhece a ordem dos jogos dos seus três grupos da fase de apuramento que reúnem as oito equipas que disputaram a Divisão de Honra na última época e quatro que disputaram a 1ª Divisão - as três primeiras e a sexta, já que a quarta e a quinta classificadas (CR Évora e Caldas RC) prescindiram do privilégio da subida em troca duma cautelosa manutenção na Primeirona.


As 12 equipas foram separadas nos grupos de acordo com a sua classificação final da última temporada, embora tenha havido alguma controvérsia quanto a quem deveria ocupar o oitavo lugar, se o último da Divisão de Honra, se o primeiro da Primeirona.
Sanada a questão com uma não menos controversa moeda ao ar, os grupos ficaram assim constituídos:

GRUPO A: Agronomia, CDUP, Cascais e CRAV
GRUPO B: Belenenses, Direito, Académica e Lousã
GRUPO C: Técnico, CDUL, Montemor e Benfica
(Com sublinhado, as quatro equipas que subiram da 1ª Divisão para a Divisão de Honra)

Concluída a Fase de Apuramento serão constituídos dois grupos de seis equipas para a disputa da Fase Final, denominados Grupo do Título para aquele constituído pelas duas primeiras classificadas de cada grupo da Fase de Apuramento, e Grupo da Despromoção para aquele constituído pelas suas últimas classificadas de cada grupo da referida Fase de Apuramento.

Todos estes grupos serão disputados a duas voltas, e no final da disputa da Fase Final do Grupo do Título será encontrado o vencedor da prova através de meias finais e final (ambas num só jogo) entre as quatro primeiras classificadas.

Enquanto isso no Grupo da Despromoção o último classificado desce automaticamente à 1ª Divisão por troca com o vencedor desta categoria, enquanto o penúltimo classificado do Grupo da Despromoção disputará com o segundo classificado da Primeirona quem vai disputar na época seguinte a Divisão de Honra e quem vai disputar a divisão imediata.

Falta apenas referir - de momento - qual a ordem dos jogos da Fase de Apuramento, embora não se conheça ainda em que dia/mês cada jornada será disputada.
Assim que tal seja liberado pela FPR, daremos conhecimento a todos.
Para já veja a ordem dos jogos em www.clubesdh.maodemestre.com/p/fase-de-apuramento

Sem comentários: