31 de Agosto de 2010

NOVA ZELÂNDIA E INGLATERRA MAIS PERTO DO TÍTULO

MUNDIAL FEMININO CHEGA ÀS MEIAS FINAIS, com as principais favoritas em posição de destaque.

Na verdade Inglaterra e Nova Zelândia são as duas verdadeiras candidatas ao título e apenas uma desgraça tirará qualquer delas da final.

Amanhã a dúvida apenas reside em saber por quantos elas ganharão às suas adversárias, já que nenhuma delas tem o gabarito necessário para se opor com eficácia às grandes candidatas.

Leia Mais

SÉRIES ASIÁTICAS DÃO PONTAPÉ DE SAÍDA

COMEÇAM OS SEVENS, COM AS SÉRIES ASIÁTICAS a darem o pontapé de saída em Shangai, no próximo final de semana.

Com a participação de 12 equipas, o destaque vai para a Coreia, vencedora do ano passado, o Japão e Hong Kong, que são aliás, os cabeças de série dos três grupos da fase inicial da competição.

Leia Mais

PREMIERSHIP, DIVISIÓN DE HONOR, MAGNERS LEAGUE VÃO COMEÇAR

SEMANA BEM CHEIA DE RUGBY COM AS MEIAS FINAIS DO MUNDIAL feminino e a quarta jornada do Top-14 na quarta-feira, e o início da Premiership na Inglaterra, e da División de Honor em Espanha, no sábado.

A juntar a estas competições nacionais, começa também a Magners League, este ano alargada a 12 equipas, com a entrada de duas italianas, enquanto prossegue a ProD2 (Jornada 2) e a Top-14 (Jornada 5).

29 de Agosto de 2010

TOP 14 COMPLETO COM TABELA CORRIGIDA (*ProD2 ACTUALIZADA)

COM A DERROTA DO STADE FRANÇAIS EM TOULOUSE, já não há equipas sem perder, e o campeão europeu assumiu a liderança do campeonato de França.

Aproveito para esclarecer que a tabela classificativa não estava certa, mas já foi corrigida, partindo o nosso erro da forma de atribuição dos pontos de bónus de ataque, que são, nas competições francesas, diferentes do que costuma ser.

(*) O Pau venceu o Oyonnax e subiu ao 8º lugar da classificação. Lionel Campargue, o talonador lusitano, fez parte do XV inicial, mas o formação Samuel Marques, não. Veja o quadro actualizado dos resultados e a classificação reduzida.

Leia Mais

28 de Agosto de 2010

FINALMENTE, SPRINGBOKS VENCEM

QUANDO AOS CINCO MINUTOS DE JOGO O RESULTADO ENCOSTOU NOS 14-0 PARA A AUSTRÁLIA, ninguém mais acreditava que os Springboks conseguissem dar a volta ao jogo.

E apesar da reação da equipa da casa, os Wallabies chegaram ao intervalo a vencer por 28-24, mas aos 15 minutos da metade complementar, o ritmo de jogo teve efeitos que poderão ter sido decisivos, com a necessidade de substituir o homem mais pesado em campo - Salesi Ma'afu - reduzindo muito a capacidade de resistência do pack dos visitantes.

Leia Mais

AUSTRÁLIA CLASSIFICA-SE COM MELHOR SEGUNDO LUGAR

INGLATERRA E NOVA ZELÂNDIA CONFIRMAM FAVORITISMO, e partem para as finais nas duas principais posições.

O Canadá decepcionou, foi largamente batido pela França, e perdeu a possibilidade de disputar o título, deixando o melhor segundo lugar para a Austrália, pela diferença de sete pontos marcados/sofridos.

Leia Mais

NO TOP 14 GONÇALO UVA ESTREIA-SE A GANHAR

O EQUILÍBRIO DO TOP 14 TORNA-SE EVIDENTE, com as vitórias do Montpellier (com Gonçalo Uva no XV inicial) sobre o Perpignan, a derrota do Bayonne (que ainda não tinha perdido) com o Castres e do Biarritz com o Agen (que ainda não tinha ganho).

Com um jogo ainda por realizar - o Toulouse-Stade Français - só uma equipa ainda não ganhou (o Bourgoin derrotado pelo La Rochelle).

Leia Mais

27 de Agosto de 2010

APURAMENTO DECIDE-SE AMANHÃ

JORNADA DECISIVA NO MUNDIAL FEMININO mantendo-se todas as dúvidas quanto às equipas que serão apuradas.

No Grupo A a Nova Zelândia está praticamente apurada, pois a probabilidade de não ganhar – e por larga margem – ao País de Gales é diminuta.

Leia Mais

OLHOS ATENTOS NO RUGBY FRANCÊS


CONTINUA O TOP 14, AGORA NA 3ª JORNADA, com o destaque a ir para o Clermont-Brive e para o Toulouse-Stade Français.
Os campeões europeus recebem a renascida equipa de Paris, e Toulouse vai com certeza assistir a um grande jogo de rugby.

Leia Mais

26 de Agosto de 2010

SPRINGBOKS FINALMENTE A VITÓRIA?

A NOTA DOMINANTE DO TRI NATIONS DESTE ANO tem sido a incapacidade da África do Sul em conseguir impor o seu estilo e o seu ritmo e ganhar sequer um jogo.

Mas a verdade é que atravessando uma notória crise de direção, com o lugar do seu treinador Peter de Villiers a vacilar entre a demissão e o apoio da direção da federação, os Springboks parecem ter acertado com a nova interpretação das leis do jogo, e da sua melhor utilização, com o regresso ao saudoso rugby de domínio pela posse da bola e sua circulação em todo o terreno, e apenas caíram frente aos Blacks no fim de semana passado, nos últimos minutos de jogo, mas deixando uma impressão finalmente positiva.

Leia Mais

25 de Agosto de 2010

INFORMAÇÃO É PODER

NO FUTEBOL CHAMAM-LHES “OLHEIROS” E A VERDADE é que mais de metade dos grandes jogadores que são descobertos pelos clubes de topo passariam despercebidos não fosse a sua intervenção.

Hoje muitos deles transformaram essa sua intervenção em lucrativa profissão, e chamam-lhes “agentes”, mas continuam a ter um papel fundamental no aparecimento dos novos talentos, de tal forma que poucos são os jogadores que não têm um.

Leia Mais

24 de Agosto de 2010

NO MUNDIAL FEMININO IRLANDA SURPREENDE E DERROTA E.U.A.

A VITÓRIA DAS IRLANDESAS SOBRE AS AMERICANAS LANÇOU A CONFUSÃO no apuramento, e deixa o Grupo da França e Canadá com muitas hipóteses de fornecer o melhor segundo lugar dos grupos, e o respectivo apuramento para as meias finais.

A França derrotou a Escócia, e apesar de não ter conseguido um único ponto de bônus, a classificação provisória mostra que o Grupo C é o único onde duas equipas registam duas vitórias.

Leia Mais

OS PORTUGUESES DE FRANÇA

A FPR ANUNCIOU HOJE A VISITA DE AMADO DA SILVA a alguns dos clubes franceses onde jogam atletas portugueses.

Esta iniciativa pode significar uma certa mudança na política federativa face aos nossos compatriotas de França, o que muito se saúda, já que nada justifica um certo afastamento que se tem sentido em relação aos "franceses".


Leia Mais

MUNDIAL FEMININO TEM SEGUNDA JORNADA

NUM ENCONTRO DE CAMPEÃS, AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA vão defrontar-se hoje às 16,15 horas de Lisboa, com transmissão direta assegurada na internet.

As tri campeãs mundiais de XV, vão defrontar as campeãs mundiais de VII, e sabendo-se embora que são dois jogos cada dia mais diferenciados, a nota mais importante é que parte das australianas – que nunca venceram as Black Ferns em XV – já provaram o sabor da vitória sobre as suas poderosas adversárias.

Leia Mais

22 de Agosto de 2010

OS NÚMEROS EM PRETO!

OS ALL BLACKS SÃO SEMPRE NOTÍCIA, MESMO SE NADA MAIS FAZEM do que aquilo que sabem fazer melhor – ganhar! – e os números que mostramos a seguir, são um bom exemplo disso.

Dan Carter tornou-se o recordista mundial de pontos marcados em jogos internacionais, ao transformar o seu terceiro pontapé de penalidade contra os Springboks, elevando para 1113 o seu total pessoal, dois mais que Jonny Wilkinson, o abertura da Inglaterra.

Leia Mais

CBRu MARCA PONTOS

ELEITA NO FINAL DE DEZEMBRO DO ANO PASSADO, sensivelmente na mesma altura em que foi eleito o novo Presidente da FPR, e também com um quadro legal inteiramente novo, a actual Direção da CBRu - Confederação Brasileira de Rugby - alguns meses bem conturbados, mas parece ter encontrado o caminho certo para o desenvolvimento.


Embora não estejamos de acordo com todas as medidas, nem com a orientação dada em alguns dos seus sectores, não podemos deixar de reconhecer que o saldo destes oito meses é positivo.

Leia Mais

21 de Agosto de 2010

ALL BLACKS VENCEM TRI NATIONS

NÃO HÁ NADA MAIS DIFíCIL QUE JOGAR EM JOHANNESBURG CONTRA OS SPRINGBOKS, foi assim que Richie McCaw definiu o sentimento dos All Blacks após a difícil vitória no ex Soccer City.

Uma vitória de virada,
nos últimos três minutos de jogo, são a prova definitiva da garra e determinação da Nova Zelândia, em confronto direto com as suas exibições do último ano.

Leia Mais

A TOP 14 BARALHA E TORNA A DAR (*ACTUALIZADO)

NA SEGUNDA JORNADA DO TOP 14 ONZE JÁ PERDERAM, e com um jogo ainda por realizar, apenas duas equipas contam por vitórias os dois jogos realizados.

E destas duas equipas uma se destaca, por somar o máximo de pontos nos dois jogos, com um total de 10 ensaios e 84 pontos marcados – o Stade Français.

(*) O Castres derrotou o Toulouse no último jogo da jornada por 22-16, e subiu ao sétimo posto da tabela classificativa, enquanto  o seu adversário, beneficiando de um ponto de bónus defensivo, conseguiu segurar o terceiro lugar. Veja os quadros actualizados.

Leia Mais

20 de Agosto de 2010

VITÓRIA DAS FAVORITAS CONFIRMA PREVISÕES

A JORNADA INAUGURAL DO MUNDIAL FEMININO NÃO TROUXE SURPRESAS nos resultados, e apenas a Suécia excedeu as expectativas e conseguiu um ponto de bónus defensivo, no jogo contra a França.

Pelo seu lado as francesas foram as únicas vencedoras a não conseguir o ponto de bónus ofensivo, já que se ficaram pelos três ensaios marcados.

Leia Mais

TOMAZ MORAIS E O REAL MADRID (*ACTUALIZADO)

AFINAL A NOTÍCIA DIVULGADA NUM SITE CHILENO sobre o renascimento do rugby no Real Madrid não passa da cópia de uma outra notícia do site - www.defensacentral.com - de apoio ao clube madrileno, publicada em outubro de 2008!

Assim, a menos que a história se repita e o Real Clube tenha decidido avançar de novo com o seu projecto de renascimento integral do rugby e em grande estilo, Tomaz Morais deve continuar a dirigir a direção técnica da FPR pelos próximos tempos...

(*) - Tomaz Morais "comentou" da seguinte forma a notícia de uma eventual ida para Madrid: A notícia não tem qualquer fundamento. Não há nada a comentar pelo facto de não ser nem verdadeira nem mesmo hipótese!

SEXTO MUNDIAL FEMININO COMEÇA EM INGLATERRA

COMEÇA HOJE O MUNDIAL FEMININO, EM INGLATERRA, e o pontapé de saída vai ser dado às 12,00h com o jogo Canadá-Escócia.

As três jornadas da primeira fase disputam-se amanhã, terça-feira e sábado, dia 28, para no dia 1 de Setembro se jogarem as meias finais e finalmente no dia 5 se decidirem as finais.

As equipas estão divididas em três grupos, para numa primeira jogarem no sistema de todas contra todas, e depois, numa segunda fase, os jogos serem a eliminar.

Leia Mais

19 de Agosto de 2010

FREDERICO SOUSA NA SELEÇÃO NACIONAL

A FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE RUGBY ANUNCIOU A CONTRATAÇÃO de Frederico de Sousa como Selecionador/Treinador das linhas atrasadas da seleção nacional de seniores.

Frederico, o popular Pico, conta no seu currículo com duas vitórias no Campeonato Nacional com o Grupo Desportivo de Direito, e ficará ao serviço exclusivo da Federação, acumulando com o cargo de responsável pela Academia e pela componente física da seleção.

Ficamos a aguardar pela nomeação da restante equipa técnica, nomeadamente do Treinador Principal da equipa, que segundo consta deverá sair de um lote de técnicos estrangeiros que terão sido contactados.

Ainda falando de treinadores, a imprensa chilena !! anuncia que Tomaz Morais poderá ser o novo treinador do Real Madrid, que depois de mais de 60 anos afastado do rugby - a sua seção da modalidade foi encerrada em 1948 - terá resolvido regressar em força, com base na equipa do CRC Madrid.

ÉPOCA NOVA - CRISE VELHA (*ACTUALIZADO)

A NOVA ÉPOCA ESTÁ AÍ, E TRAZ COM ELA SINTOMAS DA CRISE POR QUE PASSA O RUGBY NACIONAL, com a demissão do Presidente do Conselho de Arbitragem, Manuel Barros, e do Vogal do mesmo Conselho, António Mota.

A intenção desta demissão era já do nosso conhecimento há bastante tempo, mas apenas ontem ela foi formalizada, de acordo com as nossas fontes.

Voltaremos a este assunto muito em breve.

(*) Acabamos de ser informados que António Mota, "atendendo aos reais e efectivos interesses do Rugby Português" se mantém em funções, não se confirmando portanto, no que a ele diz respeito, a demissão que anunciámos ontem à tarde, mas confirmamos a demissão de Manuel Barros, Presidente do Conselho de Arbitragem.

SPRINGBOKS MUDAM MEIA EQUIPA PARA DEFRONTAR ALL BLACKS

OS ALL BLACKS FIZERAM APENAS UMA MUDANÇA no XV inicial, em relação àquele que começou o jogo com a Austrália, no passado dia 7 de Agosto.

E mesmo esta mudança ficou em família, já que se tratou da troca do irmão Owen pelo irmão Ben Franks, no lado direito da primeira linha, enquanto para o banco entra John Afoa.

Já do lado sul africano as coisas não foram assim tão simples.

Leia Mais

18 de Agosto de 2010

A HISTÓRIA DO MUNDIAL FEMININO

A HISTÓRIA DO CAMPEONATO DO MUNDO FEMININO COMEÇA EM 1991, no ano do segundo Mundial masculino, disputado nas Ilhas Britânicas e França.

Na verdade o primeiro Campeonato Feminino foi uma espécie de torneio de aquecimento para o segundo Mundial Masculino, que apenas existiu como fruto da carolice de meia dúzia de esforçadas entusiastas, e se disputou no mês de Abril de 91 no País de Gales, apesar de não ter sido aprovado pela International Board.

Leia Mais

17 de Agosto de 2010

7 BOLAS CURTAS

O CLIMA ESQUENTA NOS MARES DO SUL, ONDE BLACKS, WALLAS E BOCKS TEM CONSEGUIDO equilibrar os seus interesses individuais, em prol duma idéia de poder tri-partido, consubstanciada na constituição dum organismo supra nacional que tem gerido o rugby da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. – a SANZAR.

Claro está que esta gestão não tem sido pacífica ao longo dos anos, mas desta vez parece que os sul africanos estão dispostos a partir a louça, e ameaçam não continuar com a Super 14/15 e o Tri/Quatro Nações, após 2015, ano em que os contratos de transmissão televisiva em vigor, terminarão.

16 de Agosto de 2010

NACIONAL DE 7'S NOS E.U.A.

O OLD PUGET SOUND BEACH VENCEU O NACIONAL AMERICANO ao derrotar os anteriores campeões na final.

Enquanto isso, os Denver Barbarians e Aspen disputaram os lugares imediatos, com a sorte a favorecer a equipa da famosa estância de desportos de inverno.

Leia Mais

14 de Agosto de 2010

SAMURAI VENCE EM MIDDLESEX (*RESULTADOS COMPLETOS)

O SAMURAI INTERNATIONAL VENCEU O MIDDLESEX 7’S ao derrotar na final os London Irish por 15-12.

A equipa que convidou o internacional português Pedro Leal, perdia ao intervalo por 12-5, mas a segunda parte deu a volta ao resultado, com dois ensaios logo no primeiro minuto após o recomeço.

Leia Mais

ELE AÍ ESTÁ! (*ACTUALIZADO)

DE ROMPANTE, SEM CERIMÓNIAS, O TOP-14 ENTRA NO NOSSO DIA A DIA, com um Stade Français cheio de gás, a querer varrer a memória de um ano horrível, ou um Bayonne desrespeitoso a humilhar, na casa do adversário, um dos candidatos ao título.

Isto para não falar de um Perpignan, usando os pés, a deixar para trás um campeão que usou as mãos, mas não usou a cabeça para evitar a acumulação de erros que lhe ditaram a sorte.

* O estreante La Rochelle começou bem e ganhou ao Castres, que apenas conseguiu um ponto de bónus defensivo. Veja os quadros, já completos, da jornada.
Leia Mais

12 de Agosto de 2010

AS FÉRIAS, EM FRANÇA, VÃO TERMINAR!

COMEÇA NESTE FIM DE SEMANA O TOP-14, o principal campeonato de França, e um dos mais importantes do mundo.

Um conjunto extraordinário de equipas altamente profissionalizadas, das quais se destacam seis, todas candidatas à vitória final.

Mas vamos por partes.

Leia Mais

11 de Agosto de 2010

MIDDLESEX 7'S - 84 ANOS DE HISTÓRIA (*Actualizado 13/Ago)

O PRIMEIRO MIDDLESEX 7’S DISPUTOU-SE EM 1926 e nunca foi interrompido, mesmo durante a II Guerra Mundial, jogando-se este ano a sua 85ª edição.

Em 1926 o vencedor foi a equipa dos Harlequins, que derrotaram o St. Mary’s Hospital, e são quem mais títulos conquistou – 13 até hoje.

* A Escócia desistiu de participar à última hora, sendo substituída pelos Gilbert Pups, que disputaram as Series Nacionais no mês passado. Por isso na tabela dos jogos, onde está a Escócia, devem considerar os Gilbert Pups.
 
Leia Mais

9 de Agosto de 2010

E.U.A. CAMPEONATO NACIONAL DE 7'S

O CAMPEONATO NACIONAL DOS E.U.A. ESTÁ MARCADO para o fim de semana de 14-15 de Agosto, e juntamente com o Middlesex 7’s (Twickenham, 14 de Agosto) assinalam o encerramento da época dos torneios mais importantes, não significando isso que, como no passado, haja uma época estanque para a realização de competições de Sete.


Na verdade hoje o Sevens tornou-se um desporto global, e podem ser encontrados torneios durante todo o ano.

Leia Mais

8 de Agosto de 2010

MÃO DE MESTRE PREPARA-SE PARA A NOVA ÉPOCA

UMA NOVA ÉPOCA ESTÁ AÍ E O MÃO DE MESTRE PREPARA-SE para acompanhar o rugby português e mundial, sempre com um olhar crítico mas independente.

Esta é a altura de reafirmar bem alto a independência da nossa linha editorial, que nos levou na época que terminou, a criticar por vezes duramente, a orientação que Dídio de Aguar e Amado da Silva deram às direções a que presidiram.

Fomos também frontalmente contra a realização de eleições em Janeiro, já que não acreditámos que isso fosse benéfico para o rugby português.

Leia Mais

MÃO DE MESTRE VESTE NOVA ROUPAGEM PARA ATACAR NOVA ÉPOCA

UM NOVO VISUAL E ALGUMAS ALTERAÇÕES para tornarem a sua leitura mais agradável e a busca de informações mais simplificada, sem que haja qualquer alteração quanto à preocupação de fornecermos informação séria e independente.

Sabemos que nem sempre estivemos certos nas notícias que publicámos, e disso fomos dando nota conforme as situações aconteceram, sem pretender esconder os nossos erros, antes tendo a preocupação de os corrigir e procurando melhorar a cada dia.

Sabemos que, provavelmente voltaremos a errar, e não nos envergonha ter que corrigir o que viermos a fazer mal feito.

Com a certeza, porém, que tentamos em todas as circunstâncias ser fiéis à verdade e aos interesses do rugby português, com a firme intenção de merecer a vossa confiança.

Ao longo de todo o ano anterior fomos sentindo que ganhámos essa confiança e merecemos a vossa preferência, e é nesse sentido que voltaremos a estar presentes em 2010-2011.

Vamos aproveitar este domingo para introduzir as alterações que temos preparadas para o Mão de Mestre, pelo que o blog vai ficar fora do ar durante algumas horas.

Esperamos regressar ainda hoje, ou durante a madrugada de segunda feira, o mais tardar.

Agradecmos a vossa compreensão e paciência.

ALL BLACKS CONQUISTAM BLEDISLOE CUP

AO DERROTAREM OS WALLABIES POR 20-10 OS BLACKS CONQUISTAM A BLEDISLOE CUP pela oitava vez sem interrupção, e igualam o recorde de vitórias seguidas sobre a Austrália, registado entre os anos de 1936 e 1947, com nove sucessos.


A Tri Nations vai agora ser interrompida por uma semana, regressando com o África do Sul-Nova Zelândia no dia 21 de Agosto.

Aos All Blacks basta um ponto para assegurar a vitória no último Tri Nations - para o próximo ano, com a entrada da Argentina passará a ser o Four Nations - e o jogo, que se vai disputar no Soccer City, o estádio onde se disputou a final do campeonato do Mundo de Futebol, entre a Espanha e a Holanda, com uma assistência de 87.000 espectadores.

O recorde de assistência vai ser amplamente batido no próximo dia 21, já que hoje, a duas semanas do jogo, estão já vendidos 88.900 dos 94.000 lugares que constituem a lotação máxima do Soccer City.

7 de Agosto de 2010

SARACENS VENCEM JP MORGAN 7'S - UM MODELO NOVO DE COMPETIÇÃO

COM UMA VITÓRIA SOBRE O NEWCASTLE POR 17-5 OS SARACENS TORNAM-SE os primeiros vencedores da nova competição lançada na Inglaterra.

E se afinal o que interessa numa competição é encontrar o seu vencedor, este caso é uma excepção, já que a curiosidade e expectativa que levantou ultrapassa largamente a mera questão de um resultado desportivo.


O que está em causa é a procura - desta vez parece que bem sucedida - de um novo figurino de competições, que permita harmonizar as duas mais significativas marcas de rugby: VII e XV.


Leia Mais

5 de Agosto de 2010

BLEDISLOE CUP - 2º JOGO

POUCAS ALTERAÇÕES NAS EQUIPAS PARA O JOGO DESTE FIM DE SEMANA entre All Blacks e Wallabies.

Na equipa inicial da Nova Zelândia apenas se regista a entrada do número 9 Piri Weepu, para o lugar do lesionado Jimmy Cowan, enquanto para o banco entram Benson Stanley e Alby Mathewson, este pela primeira vez.

Leia Mais

RUGBY – UM PRODUTO VÁRIAS MARCAS

OS ÚLTIMOS ANOS FORAM IMPORTANTES PARA A AFIRMAÇÃO DOS SEVENS como uma das mais valiosas marcas do Jogo de Rugby.

E este é o principal conceito que se destacou na primeira década do século XXI e que importa ter presente, para acabar definitivamente com as falsas oposições entre rugby de XV e rugby de VII, ou entre rugby de XIII ou rugby de X, beach rugby ou touch rugby, os avançados ou os três quartos, os gordos ou os magros, os puros ou os impuros.

Existe um único Jogo, um único produto – o Jogo de Rugby, seja ele disputado por jogadores amadores ou jogadores profissionais.

Leia Mais

4 de Agosto de 2010

AGENDA MÃO DE MESTRE

SE NÃO FOSSE O NOVA ZELÂNDIA-AUSTRÁLIA E O JPMORGAN 7'S este fim de semana seria uma completa tristeza!

Na verdade este será o mais parado final de semana do ano, falando de rugby, mas na próxima semana, anime-se!, que começa o Top 14 em França.

E prepare-se, que no princípio da semana o Mão de Mestre vai ter novidades para você, aparecendo de cara lavada e com o conjunto dos seus sites associados completo para a época que se avizinha.

3 de Agosto de 2010

CARPE DIEM

COM QUATRO JOGOS REALIZADOS O ÚLTIMO TRI-NATIONS já deu a clara indicação de que a Nova Zelândia está, de novo, no topo do Mundo.

Depois de duas vitórias sobre os campeões do Mundo e vencedores da prova na época anterior, e de uma concludente superioridade sobre a Austrália no jogo de sábado passado, os All Blacks marcaram o retorno a um rugby total, como não se via há décadas.

Leia Mais